BRAGA — O primeiro cabeça de série do Braga Open 2021 está na segunda ronda. O brasileiro Thiago Monteiro, número 90 mundial, estreou-se esta terça-feira no Challenger 80 bracarense e garantiu a continuidade em prova com um triunfo tranquilo sobre Peter Heller (413.º ATP), com os parciais de 6-3 e 6-3.
A entrada do tenista de 27 anos no encontro foi a roçar a perfeição: Monteiro quebrou o serviço de Heller logo a abrir e teve break points para fazer o 3-0, mas não aproveitou. Ainda assim, num primeiro set onde o maior nível do atleta natural de Fortaleza se fez sentir nos rallies de fundo do court, uma segunda quebra de serviço sentenciou o parcial quando Heller procurava manter-se na discussão.
O segundo set trouxe uma réplica mais forte do tenista germânico, que ultrapassou a fase de qualificação e procurava surpreender o melhor cotado do torneio. Heller conseguiu equilibrar os duelos a partir do fundo do court e espreitou um possível break no quinto jogo, mas não conseguiu transformar um 0-30 na quebra de serviço. A oportunidade acabou por ser única para Heller, que pouco depois acabou mesmo por ceder o break que deixou a porta aberta para que Thiago Monteiro fechasse o triunfo em dois sets.
Com a estreia ultrapassada de forma segura, o primeiro cabeça de série da prova está já de olhos postos na segunda ronda. O adversário será Tiago Cação (502.º ATP), tenista português que rubricou a primeira vitória da comitiva lusa na jornada de segunda-feira.
A conferência de imprensa de Thiago Monteiro após o embate: