BRAGA — A jornada de segunda-feira do Braga Open dividiu-se entre a segunda — e última — ronda do qualifying e os primeiros embates do quadro principal. Com dois triunfos portugueses à mistura, uma das grandes atrações do dia foi a estreia de um dos favoritos ao título, o francês Hugo Gaston.
Terceiro cabeça de série, o tenista de 20 anos teve uma exibição em constante crescendo frente ao espanhol Javier Barranco Cosano (303.º ATP). Depois de um primeiro set mais longo e onde Barranco Cosano conseguiu exigir mais de Gaston, o francês — 115.º no ranking ATP — colocou o rolo compressor em prática para a segunda partida e fechou o embate nos parciais de 6-4 e 6-0.
A conferência de imprensa de Hugo Gaston após o triunfo:
Na segunda ronda está também o alemão Cedrik-Marcel Stebe, 170.º no ranking ATP e quinto pré-designado em Braga. O tenista germânico superou uma batalha de duas horas e nove minutos frente a Andrea Pellegrino (237.º ATP) com os parciais de 6-3, 3-6 e 6-2. Entre os italianos que esta segunda-feira foram a jogo, melhor sorte teve Andrea Arnaboldi (286.º ATP), que se apurou para a segunda ronda com uma vitória por 6-4, 4-6 e 6-3 sobre o belga Joris De Loore (970.º ATP), ex-número 174 mundial.
Antes do arranque da ação no quadro principal deu-se por concluída a fase de qualificação. O checo Dalibor Svrcina (324.º ATP), melhor cotado do qualifying, parecia bem encaminhado para carimbar uma reviravolta sobre Peter Heller (413.º ATP), mas acabou por ter de desistir devido a lesão quando liderava por 1-6, 6-4 e 4-3 no court central.
No Court 1, Santiago Rodríguez Taverna (409.º ATP) deu seguimento à boa vitória da véspera sobre Emilio Nava e garantiu o acesso ao quadro principal com um triunfo por 6-2 e 6-3 sobre o polaco Daniel Michalski (458.º ATP). À mesma hora, mas no Court 2, o espanhol Nikolas Sánchez Izquierdo (350.º ATP) saiu por cima de uma grande batalha frente a Sebastian Fanselow (421.º ATP) com os parciais de 6-4, 1-6 e 6-3. A fechar a fase de qualificação, o segundo embate do Court 2 opôs Kaichi Uchida (371.º ATP) a Alex Rybakov (349.º ATP), com o nipónico a vencer por 6-3 e 7-5.
Preenchidas as restantes vagas no quadro principal, o sorteio dos qualifiers ditou que “a fava” saiu a Peter Heller, que vai defrontar o primeiro cabeça de série, Thiago Monteiro (90.º ATP). Kaichi Uchida vai estrear-se no quadro principal diante de Alessandro Giannessi (182.º ATP), ao passo que Santiago Rodríguez Taverna defronta Giulio Zeppieri (245.º ATP) e Nikolas Sánchez Izquierdo mede forças com Steven Diez (212.º ATP).