Saisai Zheng confirma favoritismo e ergue troféu nas Caldas da Rainha

XBrand

A chinesa Saisai Zheng reencontrou-se este domingo com os títulos nas Caldas da Rainha. A número 94 mundial (já foi 34.ª) confirmou o estatuto de primeira cabeça de série no Portugal Ladies Open, torneio dotado de 60 mil dólares de prize money, e conquistou o primeiro torneio desde 2019.

Zheng, que esteve à beira de ser afastada logo na segunda ronda da prova, superou na final desta tarde a francesa Harmony Tan (128.ª WTA) por 6-4, 3-6 e 6-3, numa final que durou duas horas e 23 minutos. A tenista chinesa aumentou para 2-0 a vantagem no confronto direto com a gaulesa (já tinha ganho na terra batida de Estrasburgo, em 2019).

O caminho de Saisai Zheng até ao título:

  • R1: 6-2 e 6-1 vs. Kyoka Okamura (302.ª WTA)
  • R2: 2-6, 7-5 e 7-5 vs. Amandine Hesse (209.ª WTA)
  • QF: 6-3 e 6-1 vs. Marie Benoit (267.ª WTA)
  • SF: 6-2 e 6-3 vs. Maddison Inglis (139.ª WTA)
  • F: 6-4, 3-6 e 6-3 vs. Harmony Tan (128.ª WTA)

O primeiro parcial foi controlado desde o início pela melhor cotada, que fez o primeiro break logo no jogo inaugural e não mais largou a vantagem. Depois de ter chegado à segunda quebra de serviço, que a deixou a servir a 5-2 para vencer o set, Zheng ainda sofreu o contra-break, mas não desperdiçou a segunda oportunidade de fechar o parcial.

Uma troca de breaks na fase inicial do segundo set acabou por ser decisiva para o desfecho do mesmo. Desta feita, Harmony Tan saiu por cima. A francesa fez o break para chegar ao 2-0, sofreu o contra-break e respondeu na mesma moeda para chegar ao 3-1. Daí em diante, a tenista de 24 anos cedeu apenas três pontos ao serviço e empurrou o encontro para o terceiro set.

Com tudo empatado, foi Zheng a entrar por cima no derradeiro set. Contudo, a vantagem de um break da chinesa foi rapidamente apagada por Tan, que fez o contra-break e manteve tudo igual. Ao sexto jogo, Saisai Zheng voltou a quebrar o serviço da adversária, mas Tan manteve-se ligada ao encontro com mais um contra-break. Persistente, a chinesa fez também o contra-break e colocou-se na posição de servir para vencer a prova, o que veio a fazer com um jogo relativamente tranquilo.

Finais disputadas por Saisai Zheng no circuito ITF:

[table id=92 /]

O regresso aos títulos ao fim de dois anos coincide com o regresso às vitórias no circuito ITF, três anos depois da última. No total, Saisai Zheng soma agora 12 títulos ITF no currículo e 12 é também o número de lugares que a tenista de 27 anos vai subir no ranking mundial na próxima segunda-feira, pelo que vai passar a ocupar o 82.º posto. Harmony Tan, finalista vencida, vai subir sete lugares e registar um novo máximo de carreira (121.ª).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share