Nuno Borges deixa escapar vantagem e cede nos quartos de final em Kiev

Sara Falcão/FPT

O português Nuno Borges cedeu esta sexta-feira em Kiev, na Ucrânia. O tenista maiato foi eliminado nos quartos de final do Challenger local pelo cazaque Timofey Skatov (299.º ATP), com os parciais de 6-7[5], 6-4 e 6-4.

O arranque do embate teve várias oportunidades de break para ambos os lados, mas foi o português o primeiro a capitalizar e a vantagem de 4-1 deixou boas indicações para o resto do set. Ainda assim, Skatov não desanimou e venceu os três jogos seguintes para deixar novamente tudo empatado.

Daí em diante, os break points desapareceram e os dois seguraram os jogos de serviço até chegarem ao tiebreak. No desempate, Borges venceu os primeiros quatro pontos e parecia ter novamente tudo bem encaminhado para fechar o parcial, mas Skatov respondeu também com quatro pontos consecutivos para deixar tudo igual. Na reta final, Nuno Borges voltou a assumir as rédeas e fechou mesmo o set.

No segundo parcial, os papéis inverteram-se. Skatov foi o primeiro a conseguir o break, mas teve um péssimo jogo de serviço logo a seguir e o tenista português fez o contra-break. Com o resultado em 4-4, Nuno Borges teve três oportunidades para quebrar o serviço do cazaque numa altura crucial, mas não o conseguiu fazer. No jogo seguinte, dois erros de direita e uma esquerda longa colocaram o maiato a ter de enfrentar um set point e Skatov foi eficaz ao ponto de forçar a terceira partida.

O início do terceiro parcial parecia ser risonho para Nuno Borges. Depois de deixar escapar os primeiros três break points que conseguiu no terceiro jogo, o tenista de 24 anos foi buscar um quarto break point nas vantagens e converteu o mesmo com um winner numa esquerda ao longo da linha. Contudo, os erros voltaram a surgir e Skatov respondeu de imediato com o contra-break.

Num final de encontro muito duro e onde o mínimo erro podia custar caro, Nuno Borges aguentou-se bem ao serviço e manteve-se paciente à procura de uma oportunidade para voltar à vantagem. Com o marcador em 4-4, Skatov parecia caminhar para um jogo de serviço tranquilo, mas Nuno Borges forçou as vantagens com dois winners e ainda descobriu um break point, que um erro de esquerda não lhe permitiu aproveitar. Essa pancada, de resto, foi muito explorada por Skatov e Borges acabou por cometer inúmeros erros com ela. A ter que servir para se manter no encontro, o maiato acusou a pressão do momento, acumulou mais erros e acabou derrotado.

Encerrado o capítulo Kiev com a presença em mais uns quartos de final ao nível Challenger, Nuno Borges prepara-se agora para se juntar à seleção nacional. O tenista da Maia vai fazer a estreia na Taça Davis na visita à Roménia.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share