A jornada noturna deste domingo no US Open esteve envolta em polémica no que diz respeito ao quadro feminino. Garbiñe Muguruza disse adeus à prova num embate frente a Barbora Krejcikova e não poupou nas palavras dirigidas à checa no final do embate: “pouco profissional”.
A tenista espanhola recuperou de uma desvantagem de 6-3 e 4-0 e até teve dois set points quando Krejcikova servia a 4-5, mas não conseguiu converter. De seguida, a número dez mundial fechou o jogo de serviço para chegar ao 6-5 e o episódio que marca o encontro surgiu.
Com visíveis problemas físicos, Barbora Krejcikova abandonou o court para ser assistida ao que parecia ser um problema abdominal ou respiratório. A checa regressou mais tarde, terminou o encontro em grande nível e venceu o tiebreak para fechar o encontro em dois sets. Perante o desfecho, Muguruza, que já não estava contente com as pausas, não se conteve. No cumprimento à rede, Krejcikova pediu desculpa, mas a hispano-venezuelana parece não ter acreditado na veracidade da lesão e soltou um “pouco profissional” na direção da adversária.
Depois de Garbiñe Muguruza ter abandonado rapidamente o court, Krejcikova teve muitas dificuldades para abandonar o recinto. A checa não fez a habitual entrevista em court e foi ajudada pela equipa médica a abandonar o court de forma lenta. Krejcikova não fez a conferência de imprensa pós-jogo devido a razões médicas, mas prestou umas curtas declarações ao site oficial da WTA: “No fim estava em muitas dificuldades e sinto-me muito mal agora mesmo. Não sei o que aconteceu, mas não conseguia respirar. Comecei a sentir-me tonta e a ver tudo a abanar. Nunca me aconteceu antes. Dei tudo o que tinha no final”.
Have no idea what ailed Krejcikova and certainly hope she's ok, but if Muguruza is going to call her "unprofessional" it did appear that Muguruza's coach Conchita Martinez was giving Muguruza signals/coaching advice during the match, which if it was the case, is against the rules
— Christopher Clarey (@christophclarey) September 6, 2021
Quanto a Garbiñe Muguruza — que está também envolta em polémica por alegadamente ter recebido coaching da treinadora Conchita Martínez, de acordo com Christopher Clarey, jornalista do New York Times –, não quis abordar muito mais o assunto na conferência de imprensa: “Não quero falar muito sobre isto. Deixo que sejam vocês a julgar o que aconteceu. Acho que, entre jogadoras, sabes como te deves comportar em certos momentos e eu não estava muito contente no fim do encontro”.