OEIRAS — Um ano depois, o Campeonato Nacional de Sub 16 está de volta ao Complexo de Ténis do Jamor e mais precisamente aos courts de terra batida, que entre 29 de agosto e 5 de setembro serão palco dos encontros entre os melhores tenistas nacionais do escalão. No primeiro dia, inteiramente dedicado aos quadros de qualificação, realizaram-se 37 encontros, com Teresa Poppe e Martim Couto a carimbarem duas das vitórias.
Logo a abrir o dia, Martim Couto — filho do ex-campeão nacional e atual treinador Emanuel Couto — aplicou os parciais de 6-0 e 6-1 a Diogo Coelho (CETO) para aceder à segunda de três rondas de qualificação. E horas depois também o irmão, Vicente Couto, triunfou, com os parciais de 6-2 e 6-1 sobre Miguel Reis (Clube Nacional de Ginástica).
Ainda no quadro masculino, Afonso Gonçalves (ET Maia) superou o primeiro cabeça de série do qualifying, Tiago Cristino (CT Azeméis) por 6-3 e 6-4 e também garantiu um lugar na jornada de segunda-feira, que será dupla para os vencedores.
Na competição feminina, uma das vencedoras do dia foi Teresa Poppe. A jogadora do Clube de Ténis do Jamor, que em 2020 se sagrou campeã nacional de sub 12, aplicou os parciais de 6-3 e 6-1 a Filipa Alves (CT Estoril) para chegar à segunda ronda, no caso a eliminatória de acesso ao quadro principal, que disputará com Patrícia Gui, do Clube de Ténis das Caldas da Rainha. Katarina Railean (CT Porto) também avançou, ao superar Mariana Costa (CIF) por 6-4 e 6-0, e está mais próxima do quadro principal.
A jornada inaugural deste Campeonato Nacional de Sub 16 também ficou marcada pelo sorteio dos quadros principais masculino e feminino, que terão Tiago Boschmans (Valténis CC) e Mafalda Almeida (LTC Foz) como cabeças de série, respetivamente.