Miguel Gomes e Maria Santos arrancam em bom plano no Campeonato Nacional de sub 18

Cirilo Vale/ATPorto

Miguel Gomes, no quadro masculino, e Maria Santos, no feminino, estrearam-se esta terça-feira com vitórias no Campeonato Nacional individual de sub 18 que acontece pelo quinto ano consecutivo no Lousada Ténis Atlântico.

Primeiro cabeça de série fruto do 59.º posto que ocupa no ranking mundial, o tenista do Clube de Ténis de Alcobaça — que atualmente integra a estrutura do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis — não perdeu tempo e afastou o qualifier Bernardo Henriques (Sport Club do Porto) por 6-1 e 6-0 para inscrever o nome nos oitavos de final, onde terá pela frente mais um jogador oriundo da fase de qualificação: Tomás Cortez (CT Porto), que venceu João Rosa (Racket Sports CL) por 6-1 e 6-0.

Quem também avançou de forma tranquila foi Jaime Faria (111.º ITF e terceiro pré-designado), que aplicou os parciais de 6-2 e 6-4 a Tiago Filipe Silva (da Escola de Ténis da Maia e vindo do qualifying) para se juntar ao colega de treinos na segunda eliminatória. Para o lisboeta, segue-se Luís Miguel Saraiva (CT Porto), que derrotou André Stewart (The Campus) por 6-4 e 6-2.

Na competição feminina, o destaque recaiu nas vitórias de Maria Santos (ET Maia) e Matilde Morais (Colégio Amor de Deus). Segunda cabeça de série e campeã de dois torneios internacionais consecutivos em solo português — primeiro em Leiria, depois no Porto —, a primeira derrotou Rita Santos (Carcavelos Ténis) por 6-1 e 6-2, enquanto a segunda, vencedora do derradeiro torneio internacional na cidade do Porto antes deste Campeonato Nacional, superou Luana Calixto (Clube de Ténis Paço do Lumiar) por 6-0 e 6-0.

Assim, as duas jogadoras que mais se destacaram nas últimas semanas vão medir forças na segunda ronda, enquanto Mafalda Guedes (ET Maia), que também esteve em bom plano e arrecadou três títulos de pares ao lado de Matilde Morais, superou Inês Rodrigues (CT Braga) por 6-0 e 6-0 e vai defrontar Milla Sequeira (CT Caldas da Rainha).

Total
1
Shares
Total
1
Share