Gastão Elias garante lugar nos quartos de final em Verona

Sara Falcão/FPT

O ano de 2021 continua a correr de vento em popa para Gastão Elias. Na semana em que recebeu a notícia da entrada na fase de qualificação do US Open e do regresso a uma convocatória de Portugal para a Taça Davis, o tenista da Lourinhã voltou a encontrar-se com os triunfos e apurou-se esta quarta-feira para os quartos de final do Challenger de Verona, em Itália.

Oitavo cabeça de série da prova, fruto do 240.º lugar que ocupa no ranking ATP, Elias tinha-se estreado com um triunfo diante de Andrea Arnaboldi e esta quarta-feira voltou a deixar um tenista italiano pelo caminho. O tenista de 30 anos derrotou Francesco Forti, 346.º no ranking ATP, com os parciais de 6-2 e 6-4, em uma hora e 25 minutos de encontro.

O atleta português teve sempre o encontro sob controlo, apesar de não ter tido um dia particularmente feliz na colocação dos primeiros serviços. Gastão Elias colocou apenas 52% das primeiras bolas durante todo o encontro, mas ainda assim conseguiu manter o controlo do embate e não deixar Forti ter grandes oportunidades para fazer mossa.

Depois de vencer o primeiro set, Elias chegou rapidamente ao break na segunda partida, mas o tenista transalpino aproveitou o único break point que teve em todo o encontro para regressar à discussão do parcial. Contudo, o tenista português continuou a massacrar o segundo serviço do oponente — venceu 74% dos pontos na resposta à segunda bola de Forti — e não teve problemas em voltar a quebrar o ‘saque’ ao italiano.

Apurado para os quartos de final de um evento Challenger pela oitava vez na presente temporada, Gastão Elias já sabe com quem vai medir forças de seguida. O português vai defrontar o croata Nino Serdarusic (302.º), que derrotou Paolo Lorenzi (188.º), terceiro favorito ao título, por 6-3 e 6-1. O confronto direto é favorável ao português, que superou Serdarusic nos quartos de final do Challenger de Orlando, em 2019, por 6-3 e 6-3. Em caso de vitória, Gastão Elias atinge as meias-finais de um Challenger pela quinta vez em 2021.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share