Os portugueses Pedro Libório (na foto), Nuno Pinheiro, Tiago Boschmans e Maria Santos conseguiram esta quinta-feira o apuramento para os quartos de final dos respetivos quadros principais no XXVI Internacional Júnior de Leiria. A prova leiriense teve pela primeira vez um pleno luso nos singulares, mas ainda assim foi um “falso pleno”, já que Nuno Pinheiro mediu forças com o compatriota Luís Miguel Saraiva.
No segundo embate da jornada no Court 1, Pinheiro e Saraiva travaram uma dura batalha que se prolongou aos três sets. No final, Nuno Pinheiro triunfou por 6-4, 3-6 e 6-1 e marcou encontro nos quartos de final com o espanhol Mario Martínez Serrano, que derrotou o brasileiro Victor Milare Alves por 6-0, 3-6 e 6-1.
Quanto a Pedro Libório, o tenista luso conseguiu uma vitória autoritária no Court Central. Primeiro cabeça de série do torneio, Libório cedeu apenas dois jogos diante do qualifier chinês Jinpeng Tang e os parciais de 6-1 e 6-1 valem-lhe o passaporte para o top 8 da prova. Na próxima eliminatória, o melhor cotado defronta o compatriota Rodrigo Deleu, um dos vencedores da jornada de quarta-feira.
Outro duelo totalmente luso nos quartos de final vai opor Martim Marujo — venceu na quarta-feira — a Tiago Boschmans. O sexto cabeça de série foi um dos vencedores do dia, depois de bater o lituano Julius Augunas sem dificuldades. Boschmans triunfou por 6-2 e 6-1 no segundo embate do dia no Court 5.
No quadro feminino, Maria Santos juntou-se a Maria Garcia como as únicas representantes portuguesas nos quartos de final. A primeira cabeça de série venceu a compatriota Inês Rodrigues por 6-1 e 6-4 e vai defrontar a búlgara Yoana Dudova, tenista com quem faz parceria no quadro de pares. Aliás, as duas garantiram ainda esta quinta-feira o apuramento para as meias-finais da variante, ao derrotarem Isabelle Lacy e Andra Sutherland por 6-7[1], 6-2 e 10-4.
Nas meias-finais de pares femininos estão também Mafalda Guedes e Matilde Morais, que superaram Sofia Pinto e Sara Borkop por 6-3 e 6-1. Beatriz Paciletti da Costa também segue para o top 4 da prova, ao lado da canadiana Scarlett Nicholson, depois de ambas derrotarem Eva Álvarez Sandé e Andrea Palazon por 6-2 e 6-4.
Nos pares masculinos, Diogo Morais e Henrique Petiz continuam a fazer valer o estatuto de primeiros cabeças de série e apuraram-se para as meias-finais com uma vitória por 7-5 e 6-4 diante de Daniel Marincas e Duarte Mestre. Filipe Krohn da Silva e Nuno Pinheiro são o outro par luso apurado para o top 4, depois de terem derrotado Rodrigo Deleu e Pedro Libório por 6-1, 4-6 e 10-4. João Gonçalves e Martim Marujo tiveram menos sorte e foram derrotados por Louis Bowden e Maximillian Relic, com os parciais de 6-1 e 6-2.