COSTA DA CAPARICA — Os portugueses João Graça, Francisco Rocha e Daniel Batista qualificaram-se, esta segunda-feira, para o quadro principal de singulares do ITF de 15.000 dólares Almada Caparica Open, que terá nada mais, nada menos do que 10 jogadores “da casa” em ação.
De regresso a Portugal na pausa letiva dos Estados Unidos da América, onde frequenta a Louisiana State University, João Graça superou o compatriota Eduardo Morais por 6-2 e 6-4, num duelo entre dois wild cards, para alcançar o oitavo quadro principal de singulares da carreira em torneios ITF.
Tal como ele, também Francisco Rocha — irmão mais velho de Henrique Rocha — aproveitou o período de férias (estuda e joga na Middle Tennessee State University) para regressar ao circuito internacional e logo com razões para celebrar, dado que o triunfo por 6-1 e 6-2 sobre Tomás Pinho lhe valeu o apuramento para um quadro principal de torneios ITF pela terceira vez e primeira desde julho de 2019.
Ainda esta segunda-feira, Daniel Batista (1724.º do ranking ATP) levou a melhor sobre o primeiro cabeça de série, Miguel Damas (1053.º), por 6-4 e 6-4 para voltar ao quadro principal de um torneio internacional pela primeira vez desde agosto de 2019, ele que nos últimos anos enfrentou longas paragens devido a lesões complicadas.
Os apuramentos de João Graça, Francisco Rocha e Daniel Batista aumentaram para 10 o número de representantes portugueses no quadro principal da primeira edição do Almada Caparica Open, que tem Tiago Cação (519.º ATP) como primeiro cabeça de série. Luís Faria (803.º) e Pedro Araújo (911.º) também entraram diretamente, enquanto Fábio Coelho (1235.º) e os “estudantes americanos” Duarte Vale, Martim Prata e Diogo Marques receberam os quatro wild cards disponíveis.