Federer prolonga metamorfose e escreve mais história em Wimbledon

Uma semana depois de ter fintado a derrota na primeira ronda com a ajuda de um golpe de teatro, Roger Federer deu mais um passo em relação ao já não tão provável, mas novamente possível ataque ao nono título em Wimbledon com uma vitória convincente por 7-5, 6-4 e 6-2 sobre Lorenzo Sonego para chegar aos quartos de final pela 18.ª vez na carreira e tornar-se no mais velho a fazê-lo desde o começo da Era Open, em 1968.

Porque de Federer já se viu de tudo um pouco, o renascimento dos últimos dias no All England Club não constituiu uma enorme surpresa, mas tem de ser visto com bons olhos: se em Roland-Garros nunca o suíço esperava conquistar o título, em Wimbledon o objetivo sempre foi esse e apenas esse, pelo que a metamorfose após derrotas apáticas para Pablo Andujar em Genebra (liderou por 4-2 no último set) e sobretudo Félix Auger-Aliassime na segunda ronda de Halle (o único torneio de relva que teve para preparar o regresso à superfície dois anos depois…) era essencial.

Revigorado, o suíço de 39 anos e 337 dias apenas teve um percalço na parte final do primeiro set, quando foi quebrado no momento em que servia para o fechar, mas recompôs-se a tempo de evitar o tie-break e, depois, elevou o nível e carimbou a vitória em pouco mais de duas horas com aquela que foi a sua melhor exibição até ao momento.

A “transformação” permitiu a Roger Federer inscrever o nome nos quartos de final de Wimbledon pela 18.ª vez (um recorde) e tornar-se no mais velho a fazê-lo desde o começo da Era Open. A separá-lo das meias-finais, onde já esteve em 13 ocasiões, o vice-campeão em título terá ou Daniil Medvedev, ou Hubert Hurkacz.

O russo e o polaco foram obrigados a recolher aos balneários quando o número dois liderava por 6-2, 6-7(2), 6-3 e 3-4, uma interrupção causada pela chuva, e só voltarão à ação na terça-feira. Na entrevista em court, Federer considerou a situação injusta, mas com humor à mistura disse que ambos são jovens e terão plenas condições de recuperar, esperando que também na terça-feira (o seu dia de folga) volte a chover.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share