O Open de São Domingos arranca este domingo, em Lisboa, com nove portuguesas na fase de qualificação. O torneio ITF, que distribui 25 mil dólares em prémios monetários, vai ter ainda Matilde Jorge, Elizabet Hamaliy, Sara Lança e Carolina Azadinho no quadro principal, a convite da organização. A tetracampeã nacional, Francisca Jorge, é uma baixa de última hora, ainda a contas com um problema abdominal que a obrigou a abdicar da participação na prova.
A australiana Olivia Gadecki é a primeira cabeça de série do qualifying e vai ter uma tenista portuguesa pela frente. Num dos encontros que encerra a jornada deste domingo, Gadecki vai medir forças com Maria Beatriz Teixeira. À mesma hora, Matilde Morais defronta a espanhola Estela Perez-Somarriba, sétima cabeça de série, no Court 2.
Antes disso, porém, as outras sete tenistas portuguesas inscritas na fase de qualificação vão passar pelos dois courts do complexo. Alexandra Silva e Inês Oliveira defrontam-se logo a abrir, no Court 1. A elas seguem-se Beatriz Paciletti da Costa — defronta Julita Saner no Court 1 — e Sofia Pinto, que mede forças com Emily Seibold no Court 2.
No terceiro encontro do dia no Court 1, Mariana Campino vai procurar a vitória diante da norueguesa Melanie Stokke, segunda melhor cotada. Também Leonor Oliveira e Beatriz Neves vão a jogo, com a primeira a defrontar Georgia Drummy — décima cabeça de série — e a segunda a medir forças com Himari Sato, quinta pré-designada.