Os portugueses Henrique Rocha e Jaime Faria foram este domingo derrotados na segunda e última ronda de fase de qualificação de Wimbledon. Os dois atletas lusos ficaram muito perto de se apurarem para a vertente júnior do Grand Slam britânico, mas cederam na relva de Roehampton (apenas o quadro principal se joga no All England Club) para tenistas melhor cotados.
Jaime Faria, que é o 135.º classificado no ranking mundial de juniores, tinha pela frente uma árdua missão e não conseguiu sair por cima. O tenista luso deu uma excelente réplica ao francês Sascha Gueymard Wayenburg, número 42 mundial no mesmo escalão e primeiro cabeça de série do qualifying, mas perdeu por 6-3 e 6-4.
Quanto a Henrique Rocha, 88.º na hierarquia, caiu também perante um tenista francês, no caso Robin Bertrand, 73.º no ranking e décimo pré-designado. O tenista português deu uma boa resposta a um “pneu” sofrido no primeiro set e esteve na discussão da vitória até ao último instante, mas acabou por ceder por 6-0, 2-6 e 15-13.
Com os desaires de Henrique Rocha e Jaime Faria, a comitiva portuguesa em Wimbledon no escalão de juniores é agora composta apenas por Miguel Gomes. O tenista de 18 anos, que é o 49.º classificado no ranking mundial, teve entrada direta no quadro e já conhece o primeiro adversário: Ozan Colak, tenista norte-americano de 17 anos e que ocupa o 28.º posto no ranking.