A número um nacional, Francisca Jorge (445.ª classificada no ranking mundial), qualificou-se, na tarde desta quarta-feira, para a segunda ronda do Figueira da Foz International Ladies Open, ao derrotar a italiana Lucrezia Stefanini (285.ª) por 6-4, 5-7 e 6-4 após 3h21.
Depois de ultrapassar uma ronda no qualifying (ficou isenta da primeira por ser cabeça de série), a jovem portuguesa de 21 anos precisou de passar 3h21 em campo, mas conseguiu deixar pelo caminho a quinta pré-designada para somar a sexta vitória da carreira frente a uma adversária do top 300 mundial.
Francisca Jorge, que esta semana desceu no ranking mas irá entrar pela primeira vez no top 400 já na próxima segunda-feira, na sequência das meias-finais alcançadas em Montemor-o-Novo, foi a única portuguesa a avançar no quadro principal de singulares do Figueira da Foz International Ladies Open, torneio internacional dotado de 25.000 dólares em prémios monetários.
Na segunda eliminatória, a tetracampeã nacional absoluta vai defrontar a vencedora do encontro entre a qualifier japonesa Hiroko Kuwata (421.ª) e a espanhola Maria Gutierrez Carrasco (349.ª).
Rita Pinto eliminada no regresso ao circuito internacional
A manhã desta quarta-feira ficou marcada pela eliminação de Rita Pinto (1398.ª WTA). Atualmente com 20 anos, a tenista portuguesa (que estuda na Universidade de Virgínia, nos EUA) não competia no circuito ITF desde julho de 2019 e não conseguiu impor-se no duelo com a qualifier russa Anastasia Tikhonova (537.ª), que confirmou o favoritismo e venceu pelos parciais de 6-0 e 6-2.