Pavlyuchenkova surpreende Sabalenka e regressa à quarta ronda de Roland-Garros

Em 2011, Anastasia Pavlyuchenkova batia a qualifier espanhola Nuria Llagostera Vives para atingir a quarta ronda de Roland-Garros, numa campanha que só terminaria nos quartos de final (que ainda hoje permanecem como melhor resultado da russa em Paris). Dez anos depois, Pavlyuchenkova voltou a ser feliz na terra batida francesa e a garantir um lugar na segunda semana da competição.

Esta sexta-feira, a tenista russa de 29 anos surpreendeu a terceira favorita ao título, Aryna Sabalenka, em três sets (6-4, 2-6 e 6-0). Num quadro cada vez mais aberto e onde as surpresas surgem com frequência, Pavlyuchenkova protagonizou a primeira desta sexta-feira e assinou a 37.ª vitória da carreira contra tenistas do top 10 mundial.

Pelo arranque do encontro, ninguém diria que o desfecho seria o que foi. Sabalenka entrou no court de forma autoritária e venceu os primeiros três jogos para se colocar mais perto de fechar o primeiro set. Perante este cenário, Pavlyuchenkova não se encolheu e começou a recuperar terreno frente à bielorrussa, que cometeu múltiplos erros (18 só no primeiro parcial). A 31.ª cabeça de série venceu seis dos sete jogos seguintes e confirmou a vitória no primeiro parcial.

Os dois sets que se seguiram foram tudo menos equilibrados. Sabalenka viveu o melhor momento no encontro durante o segundo parcial, onde venceu quatro jogos consecutivos a partir do 2-2 para fechar o set. A campeã do Mutua Madrid Open parecia estar de volta ao melhor nível e pronta para consumar a reviravolta, mas do outro lado havia uma Pavlyuchenkova pronta para dar a resposta.

E que resposta: um “pneu” no terceiro parcial, em tudo semelhante ao primeiro se atentarmos aos erros cometidos por Sabalenka. Contas feitas, a bielorrussa disparou uns impressionantes 41 winners — Pavlyuchenkova ficou pelos 22 — e foi traída pelo facto de ter atingido praticamente o mesmo número em erros não-forçados (39 contra apenas 16 da russa). De regresso à segunda semana em Roland-Garros, Anastasia Pavlyuchenkova vai agora medir forças com mais uma bielorrussa: Victoria Azarenka, que “despachou” Madison Keys por 6-2 e 6-2.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share