Pedro Libório, Jaime Faria e Matilde Jorge avançam para as meias-finais em Lousada

A possibilidade da Lousada Junior Cup I vir a ter uma final totalmente portuguesa mantém-se viva, nomeadamente no quadro de singulares masculinos. Esta sexta-feira, Henrique Rocha ficou pelo caminho nos quartos de final da prova, mas Jaime Faria e Pedro Libório carimbaram o passaporte para as meias-finais. Na prova feminina, Matilde Jorge também conseguiu assegurar um lugar no top 4 da competição.

A tenista vimaranense, de resto, foi responsável por dar início à ação no Court 2. Sexta cabeça de série no Lousada Ténis Atlântico, Matilde Jorge fez valer o estatuto diante da ucraniana Anita Sahdiieva, que tinha afastado Matilde Morais na segunda ronda. A tenista de 17 anos, que ocupa o 242.º lugar no ranking de juniores, foi uma oponente complicada para a tenista lusa, mas Matilde Jorge deu a volta a um resultado adverso no primeiro set e venceu por 6-7[5], 7-6[8] e 7-5. Nas meias-finais, a vimaranense defronta a espanhola Marta Soriano Santiago, 460.ª da hierarquia, que bateu Mafalda Guedes na segunda ronda e esta sexta-feira afastou a suíça Karolina Kozakova.

No quadro masculino, os três tenistas portugueses ainda em prova jogaram à mesma hora. No Court 2, Henrique Rocha não conseguiu confirmar o estatuto de segundo cabeça de série diante do francês Thibault Verdier, quinto melhor cotado. O atleta português ainda forçou uma terceira partida, mas acabou derrotado por 7-5, 3-6 e 6-4 pelo gaulês, 107.º do ranking e que já tinha sido carrasco de Vasco Leote Prata.

A derrota de Henrique Rocha, no entanto, poderá ser vingada por Jaime Faria. O tenista de 17 anos arrasou por completo o belga Alessio Basile no Court 3, com parciais de 6-2 e 6-1, e marcou encontro nas meias-finais com Verdier. Na outra metade do quadro, Pedro Libório também conseguiu apurar-se para a penúltima ronda da competição. O tenista luso começou a perder, mas deu a volta ao suíço Kilian Feldbausch e triunfou por 3-6, 6-1 e 6-3. Para atingir a final, Libório vai ter de contrariar o favoritismo do argentino Ezequiel Monferrer, primeiro cabeça de série da prova.

Esta sexta-feira foi ainda dia de despedida para os tenistas portugueses ainda em prova nos quadros de pares. Nos quartos de final do quadro feminino, Mariana Campino e Maria Santos foram derrotadas pelas terceiras melhores cotadas, Aya El Aouni e Ioana Zvonaru, por 6-2, 3-6 e 12-10. No quadro masculino, Jaime Faria e Henrique Rocha foram travados nas meias-finais pelo suíço Kilian Feldbausch e pelo francês Pablo Trochu, que venceram por 6-4 e 7-6[5].

Total
3
Shares
Total
3
Share