Jornada agridoce para os portugueses no arranque do quadro principal em Lousada

O quadro principal da edição de 2021 da Lousada Junior Cup I, que se joga nos courts de terra batida do Lousada Ténis Atlântico, arrancou esta terça-feira. No primeiro dia do quadro, sete portugueses foram a jogo entre competição masculina e feminina, sendo que apenas três conseguiram apurar-se para a segunda ronda.

No Court 2, Tiago Pereira defrontou o japonês Jay Dylan Hara Friend no primeiro encontro do dia. O tenista luso de 16 anos – 316.º no ranking de juniores – deu uma boa réplica no primeiro set, mas não conseguiu levar a melhor sobre um adversário pior cotado na hierarquia (353.º classificado) e cedeu por 7-6[3] e 6-0.

Logo a seguir, o mesmo court serviu de palco para uma das primeiras vitórias da tarde para as cores portuguesas. Jaime Faria, 166.º no escalão de juniores, não se encolheu perante o maior favoritismo do japonês Yamato Sueoka, 82.º e terceiro cabeça de série do torneio, e conquistou uma enorme vitória. O atleta português, de 17 anos, venceu em dois sets, pelos parciais de 6-4 e 6-1, e marcou encontro com o italiano Niccolo Ciavarella (374.º).

Ainda no Court 2, a ação de terça-feira terminou com mais dois encontros de singulares e ambos a envolver atletas da casa. Na primeira ronda do quadro principal feminino, Inês Oliveira (1702.ª) foi travada num duelo equilibrado pela ucraniana Anastasiya Lopata (328.ª), pelos parciais de 6-4 e 7-6[6]. Melhor sorte teve, no entanto, Matilde Morais (901.ª), que conseguiu o apuramento para a próxima eliminatória. A tenista de 16 anos derrotou a belga Marte Lambrecht (400.ª) por 6-3 e 6-2 e vai defrontar de seguida a ucraniana Anita Sahdiieva (242.ª).

No Court 3, dois dos três encontros realizados envolveram tenistas portugueses e ambos acabaram derrotados. No primeiro encontro do dia naquele court, Rodrigo Deleu (667.º) não conseguiu contornar o maior favoritismo do francês Joshua Dous Karpenschif (88.º), quarto cabeça de série, e cedeu por 6-1 e 6-2. Logo a seguir, Henrique Petiz (750.º) até esteve em vantagem, mas permitiu a reviravolta do belga Alessio Basile (255.º) e perdeu por 4-6, 6-3 e 6-1.

A terceira vitória portuguesa – e mais expressiva – desta terça-feira aconteceu no Court 4, onde Carolina Azadinho carimbou o passaporte para a segunda ronda. A atleta de 18 anos, que ocupa o 1428.º lugar no ranking de juniores, bateu a belga Romane Longueville (649.ª) por 6-0 e 6-0 e vai desafiar a oitava cabeça de série, a romena Ioana Zvonaru (217.ª).

Para esta quarta-feira, a jornada em Lousada volta a envolver um lote alargado de tenistas portugueses. No total, serão nove os atletas da casa a ir a jogo nos respetivos quadros de singulares, sendo que vão decorrer ainda cinco encontros de pares com participação lusa.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share