Barty, Svitolina e Pliskova cumprem em Roma e Gauff surpreende Sakkari

Os primeiros quatro encontros desta quarta-feira no WTA 1000 de Roma já estão concluídos e trazem uma surpresa pelo meio. Se por um lado, Ashleigh Barty, Elina Svitolina e Karolina Pliskova confirmaram as credenciais de favoritas e avançaram para a terceira ronda, por outro houve uma surpresa causada por Cori Gauff, que bateu o pé a uma das cabeças de série para também ela chegar à próxima ronda na capital italiana.

Numa batalha frente à grega Maria Sakkari (19.ª WTA) e que durou uma hora e 47 minutos, Cori Gauff venceu em três sets que foram sempre desnivelados para quem venceu. O confronto direto era favorável a Sakkari, que venceu os dois embates anteriores (um deles esta temporada, em Abu Dhabi), mas esta era a primeira vez que ambas se defrontavam em terra batida e Gauff desde cedo procurou inverter a tendência. A norte-americana salvou os três break points que enfrentou no primeiro parcial e venceu 83% dos pontos com o primeiro serviço para se adiantar no marcador.

A resposta de Maria Sakkari surgiu no segundo set, onde a tenista de 25 anos conseguiu subir o nível da primeira bola e melhorar consideravelmente o nível da resposta, nomeadamente a resposta ao segundo serviço de Gauff. A jovem de 17 anos venceu apenas 10% dos pontos com o segundo ‘saque’ e Sakkari aproveitou para igualar o marcador e forçar uma terceira partida. No terceiro set, a helénica voltou a ter problemas com o serviço e Gauff mostrou-se intransponível. A jovem norte-americana eliminou o único break point que enfrentou e quebrou o serviço de Sakkari por duas vezes para fechar o encontro com os parciais de 6-1, 1-6 e 6-1. Na terceira ronda, Gauff aguarda por Sara Sorribes Tormo (51.ª WTA) ou Aryna Sabalenka (4.ª WTA).

Ainda esta manhã, Ashleigh Barty, Elina Svitolina e Karolina Pliskova garantiram o acesso à terceira ronda. A número um mundial até esteve em desvantagem perante Yaroslava Shvedova (665.ª WTA), mas venceu dez dos últimos onze jogos para fechar o encontro com os parciais de 6-4 e 6-1. A australiana, que iguala assim a prestação de 2019 ao chegar à terceira ronda, conquistou a 26.ª vitória em 2021 (recorde do circuito) e vai cruzar-se com Caroline Garcia (56.ª WTA) ou Veronika Kudermetova (28.ª WTA).

Karolina Pliskova também avançou para a terceira ronda de forma muito segura. A tenista checa desempatou o confronto direto com Anastasija Sevastova (o resultado era 2-2 antes do encontro desta quarta-feira) ao vencer a letã pela segunda vez esta temporada, depois de já o ter feito no Dubai. A número nove mundial apoiou-se, como é hábito quando as coisas correm bem, na potência do primeiro serviço, que lhe valeu 76% de pontos ganhos. Também na resposta Pliskova esteve muito bem, tendo ganho pelo menos 50% dos pontos quer na resposta ao primeiro, quer na resposta ao segundo serviço de Sevastova. A checa quebrou ainda o serviço da adversária por seis vezes para vencer por 6-2 e 6-3 e marcar encontro com Vera Zvonareva (113.ª WTA) ou Petra Kvitova (10.ª WTA).

Mais complicado foi o triunfo de Elina Svitolina frente à norte-americana Amanda Anisimova (39.ª WTA). As duas chegaram empatadas no confronto direto (1-1) a esta quarta-feira e Anisimova parecia a melhor posicionada para triunfar, tendo em conta que venceu o primeiro set. No entanto, Svitolina teve argumentos para dar a volta ao resultado e vencer por 2-6, 6-3 e 6-4.

A tenista ucraniana teve um primeiro set muito aquém das expectativas, nomeadamente ao nível do segundo serviço, mas foi crescendo em termos exibicionais com o avançar do encontro. A qualidade do serviço de Svitolina subiu, mas ainda assim as quebras de serviço foram constantes. A número seis mundial saiu por cima num segundo set que teve um total de seis quebras de serviço e assumiu também o comando na terceira partida, onde chegou a servir a 5-3 para a vitória. Nessa altura, Anisimova conseguiu o break, mas Svitolina fez também o contra-break e selou o triunfo. A ucraniana vai agora defrontar Garbiñe Muguruza (12.ª WTA) ou Bernarda Pera (69.ª WTA).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share