O jovem João Maia não conseguiu garantir o acesso ao quadro principal do ITF J4 de Limassol, no Chipre. O tenista luso atingiu a última das três rondas da fase de qualificação, mas acabou derrotado nessa eliminatória na jornada de domingo.
Atualmente no 2154.º posto do ranking de juniores, o atleta de 16 anos defendeu o estatuto de sétimo cabeça de série no qualifying, pelo que beneficiou de um bye na primeira ronda. A estreia aconteceu na segunda eliminatória e Maia superou o polaco Alexander Vlahos, que não tem ranking, com os parciais de 5-7, 6-3 e 10-7.
Na terceira e última ronda da fase de qualificação, João Maia mediu forças com o grego Georgios Valaris, 1770.º na hierarquia e terceiro melhor cotado. Depois de um primeiro set menos conseguido, João Maia conseguiu equilibrar o encontro na segunda partida, mas acabou derrotado por 6-2 e 7-6[5].
O desaire deste domingo deixa João Maia sem hipótese de seguir para o quadro principal. O tenista luso vê assim a semana de competição chegar ao fim de forma precoce.