Basilashvili completa semana perfeita com título em Munique

BMW Open

O georgiano Nikoloz Basilashvili conquistou este domingo o BMW Open, torneio da categoria ATP 250 que se disputa na cidade alemã de Munique. Num país de boas memórias (venceu dois dos quatro títulos anteriores em Hamburgo), o tenista de 29 anos derrotou Jan-Lennard Struff (44.º ATP) por 6-4 e 7-6[5] e possui agora cinco títulos ATP no currículo.

Basilashvili arrancou muito bem e quebrou o serviço de Struff logo no primeiro jogo do encontro. A chuva apareceu depois e levou a uma pausa de 30 minutos, mas o georgiano não perdeu o ritmo e manteve a vantagem de um break até confirmar o triunfo na primeira partida.

No segundo set ambos fizeram do serviço a maior força. Struff assinou nove dos seus 13 ases na segunda partida e manteve-se longe de enfrentar break points. O alemão acabou por ser o único a dispor de break point na segunda partida, mas Basilashvili conseguiu impedir o break. O parcial acabou por ser decidido no tiebreak, onde Basilashvili chegou aos primeiros dois match points. Ao serviço, o georgiano desperdiçou o primeiro, mas foi capaz de converter o segundo no serviço de Struff e selar a vitória. Ao longo da semana, o tenista natural de Tbilisi não cedeu qualquer parcial na prova.

O caminho de Basilashvili até à final:

  • 6-2 e 6-3 vs. Thiago Monteiro
  • 6-4 e 6-2 vs. Daniel Elahi Galán
  • 6-4 e 6-4 vs. Norbert Gombos
  • 6-1 e 6-2 vs. Casper Ruud

A terra batida alemã continua a ser sagrada para Nikoloz Basilashvili, que leva agora um registo de 14-2 em encontros de terra batida disputados na Alemanha. O georgiano aumentou para 5-2 o registo em finais e conquistou o segundo título em 2021, depois de também se ter sagrado campeão em Doha. Para além do troféu, Nikoloz Basilashvili leva para casa mais de 41 mil euros e ainda 205 pontos ATP que lhe valem a subida ao 31.º lugar do ranking na próxima segunda-feira. Struff, por outro lado, saiu derrotado na primeira final da carreira, mas amealha 105 pontos ATP (vai ao que tudo indica regressar ao top 40) e um cheque no valor de 29.500€.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share