Está encontrado o primeiro finalista do Millennium Estoril Open: Cameron Norrie, tenista britânico de 25 anos que afastou João Sousa na primeira ronda da prova, bateu o croata Marin Cilic (42.º ATP) por 7-6[5] e 7-5 e garantiu o acesso à segunda final de singulares da carreira em torneios ATP (a primeira tinha sido em Auckland, em 2019).
O arranque do encontro até correu de feição a Cilic, que entrou em court muito confiante e abriu rapidamente uma vantagem de 3-0 no marcador. O croata estava a apresentar um excelente nível, mas um jogo de serviço desastroso permitiu que Norrie recuperasse o break de atraso e empatasse o parcial a três. No jogo seguinte, o ex-número três mundial deu espetáculo com quatro ases consecutivos, mas o serviço acabou também por ser o calcanhar de Aquiles no pior momento: a enfrentar um set point no tiebreak, Cilic cometeu uma dupla falta e entregou o parcial ao britânico.
A segunda partida trouxe oportunidades para ambos os lados, mas ninguém foi capaz de dar o passo que faltava para chegar ao break durante grande parte do parcial. Cilic continuou a disparar ases – terminou o encontro com 16 – nos momentos críticos, mas também não conseguiu responder nas melhores condições ao serviço de Norrie quando tinha break points em cima da mesa. Um segundo tiebreak começava a ser o cenário provável quando Cameron Norrie deu o passo em frente. Com Cilic a servir a 5-6, Norrie descobriu o primeiro match point a 30-40 e agarrou a oportunidade com um winner de direita ao longo da linha.
Through to his second career ATP final ✌️@cam_norrie's 2021 campaign gets even better as he defeats Cilic 7-6(5) 7-5 to book his place into the #EstorilOpen final! pic.twitter.com/YOVTq0N6ao
— Tennis TV (@TennisTV) May 1, 2021
Pela segunda vez na carreira apurado para uma final de singulares no circuito ATP, Cameron Norrie vai procurar voltar a ser feliz no Clube de Ténis do Estoril, onde em 2018 se sagrou campeão de pares ao lado de Kyle Edmund. O tenista britânico aguarda na final pelo vencedor do confronto entre Albert Ramos (46.º ATP) e Alejandro Davidovich Fokina (48.º ATP).
Notícia atualizada pela última vez às 14h40.