O francês Ugo Humbert é o quarto nome confirmado nos quartos de final do Millennium Estoril Open. Terceiro cabeça de série, fruto do 31.º lugar que ocupa no ranking ATP, o francês estreou-se esta quarta-feira no Clube de Ténis do Estoril com uma difícil vitória sobre o italiano Marco Cecchinato (94.º ATP), com os parciais de 6-4, 3-6 e 6-3.
Apesar da diferença grande em termos de ranking, Cecchinato partia como favorito para o encontro, já que a terra batida é a superfície de eleição do transalpino e ao mesmo tempo aquela em que o jogo de Humbert menos assenta. Ainda assim, o francês aproveitou o único break point que teve na primeira partida para consumar a quebra de serviço ao nono jogo e serviu de seguida com sucesso para fechar a primeira partida (ainda desperdiçou os primeiros três set points e eliminou um break point antes de confirmar a vitória).
O encontro manteve-se equilibrado no segundo parcial e Humbert voltou a espreitar o break, mas não conseguiu capitalizar a oportunidade e Cecchinato avançou para o 3-2. Pouco depois, o italiano levou o terceiro cabeça de série a provar do próprio veneno, ao aproveitar um único break point para quebrar o serviço de Humbert e ficar a servir para levar o encontro ao terceiro set. Com um jogo de serviço autoritário, o transalpino igualou a partida.
O ascendente estava do lado de Cecchinato, mas nem por isso Humbert se encolheu. O francês voltou a puxar a si as rédeas do encontro na fase inicial do segundo set, quebrou o serviço do transalpino e teve três break points para fazer o 4-0. No entanto, o tenista de 22 anos não conseguiu confirmar o segundo break e ainda acabou ele por ceder o serviço no jogo seguinte.
Com tudo empatado a três jogos, Humbert saiu por cima num jogo de serviço difícil e avançou para 4-3. De seguida, o francês desperdiçou um primeiro break point, mas foi às vantagens buscar uma segunda oportunidade e consumou mesmo a terceira quebra de serviço a favor em todo o encontro. A servir para a vitória, o gaulês cedeu o primeiro ponto, mas respondeu com quatro pontos consecutivos e garantiu uma vitória difícil na estreia.
Nos quartos de final, Ugo Humbert vai ter novo teste de fogo pela frente. O jovem francês vai defrontar o espanhol Alejandro Davidovich Fokina (48.º ATP), de 21 anos, num duelo entre tenistas da NextGen e que promete ser escaldante.