Os quartos de final do Millennium Estoril Open estão a começar a ficar compostos. Depois de Kevin Anderson e Marin Cilic terem inscrito os nomes na próxima fase da prova, o espanhol Alejandro Davidovich Fokina (48.º ATP) seguiu-lhes as pisadas e em grande estilo, ao bater Jeremy Chardy (51.º ATP) por 6-1 e 6-2 em apenas 56 minutos de encontro.
O jovem de 21 anos, que em 2019 foi semifinalista no Clube de Ténis do Estoril, castigou fortemente o segundo serviço de Chardy e apresentou-se bem mais consistente do que no encontro da primeira ronda frente a Pablo Andujar. Fokina colocou 70% dos primeiros serviços, venceu 70% dos pontos jogados com o primeiro ‘saque’ (21/30) e ainda 77% dos pontos jogados com a segunda bola (10/13). Ao longo de todo o encontro, o espanhol enfrentou apenas um break point – que não conseguiu salvar – e quebrou o serviço de Chardy por cinco ocasiões em seis possíveis.
Com um grande arranque, Fokina abriu rapidamente uma vantagem de 3-0 no primeiro parcial antes que Chardy conseguisse entrar no marcador. O francês sofreu muito – precisou das vantagens para fazer o 3-1 – e não conseguiu oferecer resistência a um adversário que perdeu apenas dois pontos ao serviço no primeiro set.
Na segunda partida, Chardy conseguiu vencer mais pontos na resposta, mas ainda assim não foi suficiente. Davidovich Fokina voltou a entrar muito forte e chegou ao 4-0 num abrir e fechar de olhos. O veterano tenista francês ainda respondeu com dois jogos consecutivos, mas perdeu novamente o serviço de imediato e Fokina selou o triunfo com um jogo de serviço tranquilo.
De regresso aos quartos de final no Estoril, onde possui agora um registo de 5-1, o quartofinalista do Masters 1000 de Monte Carlo – e que consegue aqui a terceira presença em quartos de final em 2021 – espera agora pelo próximo adversário. Na ronda seguinte, Davidovich Fokina vai cruzar-se com o vencedor do confronto entre Ugo Humbert (31.º ATP), terceiro cabeça de série, e Marco Cecchinato (94.º ATP).