O Estádio Millennium foi palco para uma verdadeira maratona de ténis entre Kevin Anderson (105.º ATP) e Frances Tiafoe (64.º ATP). O veterano sul-africano, que em 2017 foi semifinalista do Millennium Estoril Open, eliminou um match point no segundo set e derrotou o finalista de 2018 por 4-6, 7-6[6] e 6-4, em duas horas e 48 minutos, para garantir um bilhete para a segunda ronda da prova.
Aos 34 anos, Kevin Anderson fez esta segunda-feira a estreia em terra batida na presente temporada. O confronto direto entre ambos dava confiança ao sul-africano, que liderava por 3-1 à entrada para este encontro. Ainda assim, foi Tiafoe o primeiro a causar estragos. Depois de eliminar os primeiros dois break points do encontro para chegar ao 3-3, o norte-americano fez bom uso do único break point que teve durante a primeira partida para quebrar o ‘saque’ ao gigante Anderson e adiantar-se no marcador.
A eficácia do tenista norte-americano estendeu-se ao segundo set. Tiafoe manteve-se com 100% de aproveitamento nos break points e quebrou o serviço de Anderson no quinto jogo do parcial. A liderar por 4-2, o tenista de 23 anos parecia ter o apuramento para a segunda ronda na palma da mão, mas o ex-número cinco mundial não virou a cara à luta.
Num final de set dramático, Anderson quebrou o serviço de Tiafoe para fazer o 4-4 e o norte-americano devolveu de imediato o gesto e colocou-se na posição de servir para fechar o encontro. Num verdadeiro golpe de teatro, Anderson voltou a quebrar o ‘saque’ do adversário e o parcial seguiu para o tiebreak. No desempate, Tiafoe chegou ao 6-5 e teve o primeiro match point, mas Anderson venceu os três pontos seguintes e empurrou a partida para o terceiro set.
Frances Tiafoe voltou a entrar mais forte no terceiro parcial e rapidamente se colocou a vencer por 4-1. No entanto, o encontro voltou a sofrer uma reviravolta e Kevin Anderson chegou a servir a 5-4 para a vitória. Nesse momento, também o experiente sul-africano tremeu e Tiafoe quebrou-lhe o serviço de volta para se manter vivo no encontro. Em novo tiebreak, o vencedor acabou por ser o mesmo. Anderson assumiu as rédeas do desempate a partir do 3-4 e venceu os quatro pontos seguintes para selar o triunfo.
De regresso à segunda ronda no Clube de Ténis do Estoril, Kevin Anderson já sabe que vai ter de medir forças com o japonês Kei Nishikori (41.º ATP), que beneficiou de um bye na primeira ronda por ser o quarto cabeça de série. O confronto direto é favorável ao nipónico, que lidera por 6-4.