Adversários na primeira ronda de singulares e parceiros no quadro de pares, João Sousa e Cameron Norrie pareciam esta segunda-feira muito bem encaminhados para uma grande vitória na estreia na variante. A dupla luso-britânica teve um set e um break de vantagem – e ainda desperdiçaram quatro break points para chegar a uma segunda quebra de serviço – sobre os terceiros cabeças de série, Austin Krajicek e Oliver Marach, mas acabaram derrotados por 6-7[4], 6-4 e 11-9.
O favoritismo estava todo do lado de Krajicek e Marach, mas a verdade é que o primeiro golpe foi desferido por João Sousa e Cameron Norrie. A dupla luso-britânica teve cinco set points divididos entre o décimo e o 12.º jogos do primeiro parcial, mas não conseguiu concretizar e só no tiebreak saiu por cima.
Galvanizados pela vitória no primeiro set, Sousa e Norrie entraram com tudo na segunda partida e fizeram o primeiro break do encontro logo no jogo inaugural. No sétimo jogo, os menor cotados tiveram quatro break points para chegar a uma vantagem de dois breaks, mas Krajicek e Marach deram a volta à situação e ainda aproveitaram para chegar ao break no jogo seguinte. Com uma reta final de set implacável, os terceiros cabeças de série fizeram o segundo break logo a seguir e fecharam o parcial com quatro jogos consecutivos.
No match tiebreak, João Sousa e Cameron Norrie tiveram um mini break de avanço em dois momentos – lideraram por 2-0 e 5-3 – e em ambos deixaram escapar a vantagem. O primeiro match point surgiu a favor de Krajicek e Marach, a 9-8, mas o par luso-britânico conseguiu evitar o desaire. À segunda, no entanto, a dupla pré-designada conseguiu selar o triunfo.
João Sousa e Cameron Norrie despedem-se da vertente de pares logo na estreia e focam-se agora no encontro que vão disputar em singulares enquanto adversários. A presença portuguesa no quadro de pares fica agora entregue apenas a Frederico Silva e Pedro Sousa, que fazem parceria. Na jornada desta segunda-feira houve ainda espaço para a vitória dos britânicos Luke Bambridge e Dominic Inglot sobre Rohan Bopanna e Alexander Bublik, com parciais de 6-2 e 7-6[1].
Notícia atualizada pela última vez às 18h40.