Davidovich Fokina é o primeiro a apurar-se para a segunda ronda do Millennium Estoril Open

Millennium Estoril Open

O espanhol Alejandro Davidovich Fokina é o primeiro tenista apurado para a segunda ronda do Millennium Estoril Open. No arranque do quadro principal, o número 48 do ranking ATP venceu esta segunda-feira o compatriota Pablo Andujar (80.º ATP) por 6-3, 4-6 e 6-1, em duas horas e 26 minutos.

O jovem de 21 anos, que chegou às meias-finais na edição de 2019, entrou a todo o gás no encontro. A servir bem e a controlar os pontos com a direita, o oitavo cabeça de série foi desmontando a estratégia de Andujar com direitas muito potentes do fundo do court e que valeram um número considerável de winners. Num curto espaço de tempo, Davidovich Fokina colocou-se a servir a 5-1 para fechar a primeira partida e nem um momento de descontração, que abriu espaço a uma pequena recuperação de Andujar, impediu que se adiantasse no marcador.

O arranque do segundo set trouxe uma faceta diferente de Andujar. O experiente tenista espanhol, de 35 anos, conseguiu entrar definitivamente no encontro e quebrou o serviço de Davidovich Fokina logo numa fase inicial. O melhor cotado voltou aos poucos a tentar pegar no encontro, mas Andujar segurou a vantagem até que a chuva apareceu e levou à interrupção do encontro quando este liderava por 3-1/A-40. No reatamento, o tenista de 35 anos venceu rapidamente o ponto que faltava para chegar ao 4-1.

Após alguns erros de parte a parte, propícios do reatar de um encontro, Davidovich Fokina começou novamente a assumir o controlo dos pontos com fortes pancadas de direita. O jovem de 21 anos recuperou o break de atraso, igualou o parcial a quatro jogos e voltou a descobrir um break point com uma variação de direita chapada para amortie que desequilibrou o ponto e abriu espaço ao passing shot. Sob pressão, Andujar conseguiu forçar as vantagens e sobreviver depois de enfrentar um segundo break point. No jogo seguinte, o número 80 mundial mostrou maior solidez em relação ao adversário e avançou novamente para o break que lhe permitiu forçar um terceiro parcial.

O terceiro set manteve a mesma toada do parcial anterior. Davidovich Fokina não voltou a encontrar o nível apresentado durante o primeiro parcial nas trocas de bola do fundo do court e Andujar, mais sólido, foi assistindo aos vários erros não-forçados do adversário. Ainda assim, o oitavo pré-designado encontrou no amortie uma arma poderosa para fugir aos longos rallies de fundo do court e para continuar a criar dificuldades a Andujar. Por entre pontos decididos com essa pancada e a frustração dos erros não-forçados com a direita, Davidovich Fokina conseguiu mesmo avançar para o break no terceiro jogo do parcial e não mais deixou escapar a vantagem.

Consumada a primeira vitória no regresso ao Clube de Ténis do Estoril, Alejandro Davidovich Fokina é o primeiro tenista a inscrever o nome na segunda ronda do ATP 250 português. O tenista de Málaga aguarda agora pelo vencedor do embate entre Jeremy Chardy (51.º ATP) e o qualifier Jaume Munar (88.º ATP).

Total
1
Shares
Total
1
Share