Berrettini põe travão a Karatsev e ergue troféu em Belgrado

O italiano Matteo Berrettini conquistou este domingo o ATP 250 de Belgrado. Na quinta final da carreira em eventos ATP, o tenista transalpino bateu o russo Aslan Karatsev (28.º ATP) por 6-1, 3-6 e 7-6[0].

Segundo cabeça de série em solo sérvio, fruto do décimo lugar que ocupa no ranking ATP, Berrettini aproveitou o facto de Karatsev ter demorado a entrar no encontro para vencer o primeiro parcial sem contestação. O russo, que no sábado afastou Novak Djokovic num encontro épico, só conseguiu entrar realmente no encontro na segunda partida, na qual elevou o nível do primeiro serviço para assumir as rédeas do encontro.

Um break logo no segundo jogo do parcial deixou Karatsev no bom caminho para forçar uma terceira partida. O russo aproveitou um momento menos positivo de Berrettini no encontro para apanhar a bola bem cedo na resposta e colocar pressão no italiano. O tenista transalpino ainda dispôs de dois break points para recuperar a desvantagem no sétimo jogo, mas Karatsev manteve-se firme e levou mesmo o encontro ao terceiro set.

Berrettini fez o primeiro break da terceira partida para chegar ao 3-1, mas Karatsev respondeu com o contra-break e manteve tudo igual. O russo veio a eliminar mais tarde um match point quando servia a 5-6 e manteve as hipóteses da reviravolta vivas. No entanto, o tiebreak acabou por ser um verdadeiro pesadelo para o campeão do ATP 500 do Dubai, que viu Berrettini vencer os sete pontos de forma consecutiva para fechar o encontro.

Matteo Berrettini, que não jogava uma final ATP desde 2019, quando derrotou Felix Auger-Aliassime para se sagrar campeão em Estugarda, aumentou o registo em encontros decisivos no circuito ATP para 4-1. O quarto título da carreira não leva, no entanto, a que Berrettini suba posições no ranking. Quanto a Aslan Karatsev, que jogou em Belgrado a segunda final do ano e também da carreira, vai trocar de posição com Fabio Fognini no ranking e assumir um novo máximo de carreira no 27.º lugar. O tenista de 27 anos tem agora um registo de 1-1 em finais ATP.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share