Está feita história para Nuno Borges. Na estreia em torneios ATP, o tenista de 24 anos confirmou este domingo o apuramento para o quadro principal do Millennium Estoril Open com a segunda vitória consecutiva na prova. O número 331 mundial bateu o espanhol Roberto Carballes Baena, número 91 mundial e segundo cabeça de série do qualifying, por 7-5 e 6-4, conquistou a primeira vitória da carreira sobre um tenista do top 100 e juntou-se a João Sousa no quadro principal.
O tenista português entrou a todo o gás e desde cedo mostrou as principais armas do seu jogo perante o adversário. Borges venceu os primeiros cinco pontos do encontro e quebrou o serviço a Carballes Baena, mas não conseguiu segurar a vantagem e o espanhol devolveu a gentileza de imediato. O encontro foi muito disputado a partir do fundo do court, com rallies longos e com Carballes Baena a posicionar-se bem atrás da linha de fundo. Este posicionamento do espanhol abriu espaço para as variações de Nuno Borges, que recorreu várias vezes ao amortie e sempre com muito sucesso.
O maiato, que ocupa o 331.º lugar no ranking ATP, leu bem o serviço do adversário durante o encontro, manteve-se agressivo na resposta e com boa colocação de bola, que forçou Carballes Baena a vários erros. Depois de quebrar o serviço do tenista de 28 anos para chegar ao 6-5, Nuno Borges serviu com sucesso para a conquista do primeiro set. O luso ainda enfrentou um 0-30, mas foi capaz de produzir winners sempre nas alturas certas e acabou a fechar o parcial com um ás.
Na segunda partida, Carballes Baena precisou de um medical timeout na fase inicial do set. O jogo reatou depois com o 2-1 no marcador e Borges venceu um jogo de serviço difícil para igualar a dois. No jogo seguinte, o maiato voltou a colocar pressão no serviço do oponente e conseguiu mesmo avançar para o break à quarta oportunidade.
A liderar por um set e um break, Nuno Borges manteve-se focado e não deu espaço para que Carballes Baena reentrasse na discussão do resultado. Do momento do break até ao final do encontro, o tenista luso perdeu apenas um ponto ao serviço e encheu o court com amorties e winners quer de direita, quer de esquerda (uma pancada com a qual conseguiu desequilibrar ao longo de todo o encontro). Para fechar em beleza, Borges repetiu a façanha da primeira partida e assinou um ás para sentenciar o encontro.
Após a conquista da maior vitória da carreira, Nuno Borges é o primeiro tenista a garantir uma vaga no quadro principal do Millennium Estoril Open 2021 enquanto qualifier. O maiato junta-se a João Sousa, que recebeu um convite da organização para ter entrada direta, e ambos podem ainda ter a companhia de Frederico Silva, que disputa ainda este domingo o acesso ao quadro principal.
Notícia atualizada pela última vez às 13h10.