Nadal derrota Tsitsipas em final dramática e chega aos 12 títulos em Barcelona

A lenda continua: Rafael Nadal derrotou Stefanos Tsitsipas por 6-4, 6-7(6) e 7-5 depois de 3h40 para vencer um encontro dramático — e o mais longo do ano no circuito ATP — e chegar aos 12 títulos no ATP 500 de Barcelona.

Tudo acabou em bem para o maiorquino, mas Nadal viu a derrota ao virar da esquina. O ex-número um mundial esteve a apenas um ponto do desaire no terceiro set, quando serviu a 4-5 e enfrentou um 30-40, mas conseguiu dar a volta à situação e aproveitar o ímpeto gerado para vencer os últimos três jogos e colocar um ponto final na invencibilidade de Tsitsipas na terra batida em 2021.

Nadal veio a elevar o nível de ténis ao longo do torneio, mas cedo percebeu que ia ter que trabalhar arduamente para superar o grego. Tsitsipas chegou ao primeiro break do encontro no terceiro jogo e teve dois break points para uma segunda quebra de serviço que lhe daria o 4-1 no primeiro set. Nadal conseguiu dar a volta, manteve-se vivo e embalou para uma reta final de parcial a roçar a perfeição. O maiorquino assumiu as rédeas do set a partir do 2-4 e venceu quatro jogos consecutivos para se adiantar no marcador. Pelo meio, o espanhol teve ainda de eliminar três break points para chegar ao 5-4.

A reta final da segunda partida deu início ao drama. Depois de Tsitsipas ter voltado a deixar escapar a vantagem de um break, Nadal atingiu os primeiros dois match points quando ‘El Greco’ servia a 4-5, mas o número cinco mundial conseguiu evitar o desaire e colocou a pressão do lado de Nadal quando abriu uma vantagem de 0-40 no jogo seguinte. O maiorquino também conseguiu evitar o break e o parcial só se resolveu no tiebreak. Nadal chegou ao 4-2 e parecia bem encaminhado para fechar o encontro, mas uma nova reviravolta surgiu e Tsitsipas, ao fim de três set points, forçou o terceiro parcial.

A terceira partida foi de um equilíbrio gigante entre ambos. Os break points desapareceram durante grande parte do parcial e o primeiro que surgiu coincidiu com o match point a favor de Stefanos Tsitsipas. O grego não aproveitou para selar o encontro e Nadal agarrou a oportunidade logo a seguir para quebrar o serviço do helénico num longo jogo. A servir para a conquista da prova, o ‘Touro’ de Manacor ainda enfrentou mais um break point, mas conseguiu mesmo fechar o encontro nas vantagens.

Rafael Nadal, que vai regressar ao segundo lugar do ranking ATP na próxima segunda-feira, aumentou o número de conquistas em Barcelona para 12 (é o segundo torneio onde venceu por 12 ou mais ocasiões, registo apenas superado pelos 13 títulos de Roland Garros), sendo esta a primeira vez que vence a prova tendo perdido mais do que um set ao longo da semana. O tenista de 34 anos aumentou ainda a vantagem no confronto direto sobre Tsitsipas para 7-2 e soma agora um total de 61 troféus em terra batida, um recorde na Era Open (Guillermo Vilas é o segundo mais titulado, com 49 troféus).

Notícia atualizada pela última vez às 23h48.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share