Elise Mertens e Sorana Cirstea disputam troféu em Istambul

As duas finalistas do WTA 250 de Istambul ficaram a ser conhecidas este sábado, com Elise MertensSorana Cirstea a vencerem os respetivos compromissos nas meias-finais. A belga, que defende o estatuto de primeira cabeça de série, vai em busca do sétimo título da carreira e do segundo da temporada, ao passo que Cirstea vai disputar a primeira final WTA desde setembro de 2019.

A primeira a garantir o bilhete para o derradeiro encontro foi Mertens, que saiu por cima de um confronto com a russa Veronika Kudermetova (29.ª WTA), terceira cabeça de série e tenista com a qual Mertens faz parceria no quadro de pares. A meia-final foi controlada pela número 17 mundial, que venceu com os parciais de 6-1 e 6-4 ao cabo de uma hora e 41 minutos. Kudermetova assinou sete duplas faltas e teve o seu segundo serviço muito massacrado por Mertens. Ainda assim, a russa liderou por um break de vantagem em duas ocasiões no segundo set, mas acabou por permitir a reviravolta.

A outra finalista é então a número 67 mundial, Sorana Cirstea, que vai disputar a quinta final WTA da carreira. A romena, que tem um registo de 1-3 em finais, bateu a ucraniana Marta Kostyuk (85.ª WTA), com parciais de 6-4 e 6-4, e continua sem ceder qualquer set na competição.

Depois de um arranque forte, em que liderou por 4-0, Cirstea assistiu a uma pequena recuperação de Kostyuk, que encurtou a distância para 4-3. Ainda assim, a romena manteve-se tranquila e evitou que a ucraniana recuperasse do segundo break de atraso, ainda que Kostyuk tenha tido um break point quando a tenista de 31 anos servia para a conquista do primeiro parcial.

Na segunda partida, Kostyuk liderou por duas vezes por um break, mas em ambas as ocasiões cedeu o ‘saque’ logo a seguir. Uma terceira quebra de serviço por parte de Cirstea no sétimo jogo acabou por ser decisiva, já que a romena eliminou dois break points no jogo seguinte e regressou mais tarde ao serviço para fechar o encontro tranquilamente.

Este domingo, Sorana Cirstea e Elise Mertens vão discutir o troféu na terra batida de Istambul. A tenista belga, que tem um registo de 6-3 em finais, já disputou uma final na cidade turca – ainda que num torneio diferente – e acabou derrotada. A favor de Cirstea nesta final joga o confronto direto, já que a romena venceu nas duas vezes em que defrontou Mertens, sempre em sets diretos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share