Nadal despacha Norrie, Tsitsipas ainda invicto e Carreño Busta avança em jogo épico

O italiano Jannik Sinner foi o primeiro tenista a garantir esta sexta-feira o apuramento para as meias-finais do ATP 500 de Barcelona, mas não vai estar sozinho. Ao lado do número 19 mundial vão estar Stefanos TsitsipasRafael Nadal e Pablo Carreño Busta, que venceram os respetivos compromissos dos quartos de final.

Nadal, que nos primeiros dois encontros foi obrigado a jogar três sets (nunca tinha perdido mais do que um set nas 11 edições em que venceu), teve a primeira vitória mais tranquila na competição. O canhoto de Manacor “despachou” o britânico Cameron Norrie (58.º ATP), com parciais de 6-1 e 6-4, em uma hora e 35 minutos de encontro. Nadal controlou com a direita durante todo o encontro e mesmo quando Norrie conseguiu recuperar a desvantagem de um break no segundo set, o maiorquino fez o contra-break e arrancou para a vitória. Depois da partida, o número três mundial foi de imediato… reservar um court para treinar. “Só quero bater algumas bolas, soltar os braços e bater durante dez ou 15 minutos”, explicou.

Antes de Nadal atingir as meias-finais, já o grego Stefanos Tsitsipas o tinha conseguido. O finalista da edição de 2018 do torneio catalão foi o segundo tenista a apurar-se para o top 4 da competição, depois de colocar um ponto final na campanha de Felix Auger-Aliassime (20.º ATP). O número cinco mundial voltou a produzir uma exibição de grande nível e bateu o canadiano por 6-3 e 6-3 em 83 minutos de encontro. Tsitsipas enfrentou um 0-40 logo no segundo jogo, mas saiu por cima e arrancou para uma exibição praticamente perfeita: 11 winners, apenas nove erros não-forçados e 78% de pontos ganhos com o primeiro serviço (29/37). O grego, que venceu os últimos 14 sets que jogou, possui agora um registo de 25-5 em 2021.

O último tenista a apurar-se para as meias-finais foi Pablo Carreño Busta. No dia em que se soube da desistência do número 13 mundial do Millennium Estoril Open, o tenista de 29 anos bateu Diego Schwartzman (9.º ATP), uma das caras que vai estar no Clube de Ténis do Estoril, por 6-4, 3-6 e 7-5. Num encontro que durou duas horas e 35 minutos, Carreño Busta mostrou-se capaz de recuperar quando tudo parecia perdido.

No primeiro set, o espanhol cedeu o serviço no sétimo jogo, mas respondeu com três jogos consecutivos para dar a volta ao resultado e sair na frente do marcador. A segunda partida acabou por cair para o lado de Schwartzman, que foi controlador e não permitiu que o adversário tivesse qualquer break point. No terceiro set, ‘El Peque’ parecia muito bem encaminhado para completar a reviravolta no marcador, mas a resiliência de Carreño Busta prevaleceu. O espanhol recuperou de uma desvantagem de 2-5 e venceu cinco jogos consecutivos – com dois breaks pelo meio – para confirmar a vitória.

Perante os resultados desta sexta-feira, existe já a garantia de que um finalista será espanhol. Este sábado, Rafael Nadal e Pablo Carreño Busta vão discutir um dos bilhetes para o derradeiro encontro, sendo que Nadal lidera o confronto direto de forma clara (7-0). A outra meia-final vai opor Jannik Sinner a Stefanos Tsitsipas, sendo que os dois já se defrontaram por duas vezes no circuito ATP e o registo indica uma vitória para cada lado.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share