Francisca Jorge carrega bandeira portuguesa rumo à segunda ronda no CETO

Sara Falcão/FPT

OEIRAS — A número um nacional Francisca Jorge (460 do ranking WTA) bateu a brasileira Carolina Meligeni (323.ª) por 7-5, 2-6 e 6-2 e garantiu uma vaga na segunda ronda do Oeiras Magnesium-K Active Ladies Open, onde será a única portuguesa, depois dos desaires de Ana Filipa Santos, da irmã Matilde Jorge e de Elizabet Hamaliy.

Depois de ter chegado à segunda ronda no 60.000 dólares realizado a semana passada no Jamor, Francisca Jorge repete presença na mesma fase no Clube Escola de Ténis Oeiras, agora num torneio de 25.000, ultrapassando uma adversária de qualidade (vinda diretamente da Polónia, onde representou a equipa brasileira na Billie Jean King Cup) numa batalha de 2h39.

Num encontro com 15 quebras de serviço, mas de muito bom nível, a vimaranense resgatou o primeiro set quando a adversária serviu a 5-3 e amealhou quatro jogos consecutivos. Só que a consistência da brasileira de 24 anos imperou no parcial seguinte (ganhando seis dos últimos sete jogos) e complicou as contas de Francisca Jorge. A portuguesa de 20 anos fez um reset, saiu do court antes do set decisivo, e entrou com a vontade necessária para conquistar um grande triunfo, impondo a sua maior agressividade (esteve mais vezes por cima da troca de bolas) e cortando com os erros do parcial anterior.

A reação no festejo personifica a importância da vitória para a número um nacional, que a semana passada não conseguiu defender da melhor forma as suas aspirações no encontro frente a Daria Snigur, a contas com um problema abdominal.

Na fase seguinte, Francisca Jorge irá medir forças com Marina Melnikova, nona cabeça-de-série e finalista de pares no passado sábado no Jamor. Para já, ainda entra em court daqui a pouco, ao lado da amiga espanhola Olga Parres Azcoitia, com quem venceu este mesmo torneio em 2020.

 

Total
5
Shares
Total
5
Share