João Sousa derrotado na última ronda da fase de qualificação em Belgrado e entregue à sorte

Beatriz Ruivo/FPT

Depois de uma boa vitória na estreia, João Sousa não conseguiu chegar ao segundo triunfo na fase de qualificação do ATP 250 de Belgrado. No duelo que lhe podia assegurar o bilhete para o quadro principal, o número um nacional acabou derrotado esta segunda-feira pelo francês Arthur Rinderknech (129.º ATP), com os parciais de 7-5 e 6-4.

O primeiro set pautou pelo domínio de ambos os tenistas com o primeiro serviço. Rinderknech, conhecido pela potência do ‘saque’, assinou quatro ases e venceu 86% dos pontos com a primeira bola (18/21) durante o primeiro parcial. Do outro lado, João Sousa mostrou também um primeiro serviço tremendamente afinado e venceu 84% dos pontos com o primeiro ‘saque’ (21/25). Ainda assim, o vimaranense acabou por sofrer uma quebra de serviço na reta final do parcial, e apesar de ter tido um break point quando Rinderknech servia para vencer o set, não conseguiu capitalizar.

A segunda partida parecia começar muito bem para o tenista natural de Guimarães. Depois de arrancar com um jogo de serviço em branco, João Sousa descobriu dois break points, mas não conseguiu aproveitar. Logo a seguir, o tenista português cedeu o serviço e entrou na pior fase em todo o encontro. Rinderknech aproveitou, chegou a um segundo break e colocou-se a vencer confortavelmente por 5-1. Sem baixar os braços, Sousa reagiu e deu início à recuperação quando quebrou o serviço de Rinderknech – que servia para fechar o encontro – e reduziu logo de seguida para 5-4. Com o francês de volta ao serviço, Sousa ainda conseguiu transformar um 30-0 num 30-30, mas o potente serviço do gaulês desequilibrou os dois pontos seguintes e a vitória ficou com o menor cotado.

Derrotado na última ronda da fase de qualificação, João Sousa poderá ainda assim ter entrada no quadro principal através do lugar de lucky loser que foi deixado em aberto pela desistência de Marton Fucsovics. O vimaranense, que é o 105.º no ranking ATP, vai a sorteio com os outros três tenistas que sejam derrotados na última ronda da fase de qualificação. Em caso do sorteio não lhe ser favorável, João Sousa despede-se de Belgrado e ruma a Portugal para jogar o Millennium Estoril Open.

Notícia atualizada pela última vez às 13h01.

Total
0
Shares
Total
0
Share