João Sousa entra a ganhar em Belgrado e fica à porta do quadro principal

João Sousa está a uma vitória de alcançar o quadro principal do ATP 250 de Belgrado, a última paragem do número um nacional antes do Millennium Estoril Open. Este domingo, o vimaranense estreou-se na prova sérvia com um triunfo sobre o norte-americano Brandon Nakashima (142.º ATP), por 6-4 e 6-2, na primeira ronda da fase de qualificação.

Frente a frente com um dos tenistas mais promissores da nova geração do ténis norte-americano, João Sousa – que é o quarto melhor cotado no qualifying – esteve a um nível muito alto na resposta. O número 106 mundial venceu 60% dos pontos na resposta ao segundo serviço de Nakashima (12/20) e quebrou o ‘saque’ ao tenista de 19 anos por cinco vezes.

Numa partida que começou com várias horas de atraso, devido à chuva que se fez sentir em Belgrado, João Sousa chegou ao break logo no jogo inaugural e teve uma nova chance para quebrar o serviço a Nakashima e chegar ao 5-2. No entanto, o norte-americano não só saiu por cima, como quebrou o serviço a Sousa logo a seguir.

O tenista luso não se deixou abalar pelo break sofrido e avançou de imediato para o contra-break que o deixou a servir para vencer a primeira partida. Com um jogo de serviço bem conseguido, o Conquistador adiantou-se no marcador.

O segundo set trouxe uma entrada muito forte de Nakashima, que conseguiu o segundo break no encontro e avançou para o 2-0. João Sousa manteve-se tranquilo e iniciou uma recuperação que só terminou com uma série de seis jogos consecutivos e a vitória no bolso. O vimaranense ainda eliminou dois break points para chegar ao 2-2 e não voltou a ter dificuldades depois disso.

A um triunfo de atingir o quadro principal, João Sousa já conhece o próximo adversário na capital da Sérvia. O número um português vai defrontar o francês Arthur Rinderknech (129.º ATP), que venceu Yuichi Sugita (109.º ATP) por 6-1 e 6-2. Sousa e Rinderknech nunca se defrontaram anteriormente.

Total
0
Shares
Total
0
Share