Ucrânia 3-0 Japão: Svitolina arranca vitória a ferros e garante triunfo final

A Ucrânia é a primeira seleção a garantir a qualificação para a ronda de apuramento para a fase final da Billie Jean King Cup. Em Chornomorsk, a manhã deste sábado começou com Elina Svitolina a completar o serviço que tinha iniciado, juntamente com Marta Kostyuk, na sexta-feira. A número cinco mundial teve de trabalhar para impedir a reviravolta de Yuki Naito (172.ª WTA) e conseguiu vencer por 6-2, 4-6 e 7-6[3] perante umas bancadas do Elite Tennis Club bem compostas.

Após um primeiro parcial dominador da ucraniana, Naito começou a dar resposta e quebrou o serviço da tenista de 26 anos logo no jogo inaugural do segundo set. A nipónica agarrou-se à vantagem com unhas e dentes e aproveitou esse break para forçar o terceiro parcial. Os primeiros cinco jogos do set decisivo terminaram todos em break, até que Naito conseguiu ser a primeira a confirmar um jogo de serviço e a ficar mais perto de confirmar a surpresa.

No entanto, Svitolina não baixou os braços e saiu por cima de longos rallies para devolver a quebra de serviço ao oitavo jogo. Logo a seguir, a ucraniana eliminou  um break point para se adiantar por 5-4 e colocar toda a pressão do lado de lá da rede. Naito esteve à altura do momento, confirmou o jogo de serviço e avançou de seguida para o break que a deixou a servir para a vitória. Porém, nessa altura a nipónica acusou mesmo a pressão, permitiu o break e já não teve argumentos para discutir o tiebreak com a número cinco mundial, que confirmou o triunfo ucraniano ao fim de duas horas e 20 minutos e terminou com uma volta olímpica ao court, acompanhada das restantes atletas da comitiva e com a bandeira ucraniana a ser agitada bem alto.

Já com o triunfo final garantido por parte da Ucrânia, o segundo jogo de singulares do dia – que ia colocar frente a frente Marta Kostyuk e Chihiro Muramatsu – foi cancelado. No entanto, vai haver ainda espaço para o encontro de pares, no qual o Japão vai tentar evitar um desaire sem sequer pontuar. A dupla japonesa é composta por Shiho Akita e Himari Sato, sendo que do outro lado vão estar Lyudmyla Nadiia Kichenok.

Total
0
Shares
Total
0
Share