Sérvia 0-3 Canadá: Leylah Fernandez dá a machadada final após seis match points

Depois da Ucrânia ter sido a primeira seleção a seguir em frente na Billie Jean King Cup, o Canadá também confirmou a presença na fase de apuramento para a fase final da competição. Depois de duas vitórias na sexta-feira, as canadianas fecharam a eliminatória frente à Sérvia, em Kraljevo, logo no primeiro encontro de singulares deste sábado.

Depois da vitória no primeiro dia, Leylah Fernandez (72.ª WTA) voltou a ser escolhida do lado canadiano para ir a jogo, desta feita contra Nina Stojanovic (87.ª WTA). Num encontro de incerteza até ao final, a jovem de 18 anos completou a reviravolta e os parciais de 3-6, 6-3 e 6-4, conseguidos em duas horas e 46 minutos, foram suficientes para o Canadá confirmar a vitória na eliminatória.

O primeiro parcial não foi fácil para a tenista canadiana, que teve de lidar com uma entrada muito forte de Stojanovic. A sérvia foi a única a ter break points durante o parcial e chegou ao break nos dois jogos em que os teve. Na segunda partida, tudo parecia encaminhado para que a Sérvia reduzisse a desvantagem na eliminatória, mas Leylah Fernandez teve outras ideias. A canadiana despertou na altura certa para vencer cinco jogos consecutivos e transformar uma desvantagem de 1-3 no 6-3 que empurrou o encontro para o último set.

Depois de terem trocado breaks nos dois primeiros jogos e de Fernandez ter eliminado dois break points para chegar ao 2-1, as duas atletas entraram numa toada de equilíbrio. Ao sétimo jogo, a melhor cotada voltou a ter que eliminar um break point para fazer o 4-3 e no jogo seguinte chegou mesmo ao break, que a deixou na posição de servir para a vitória. Nessa altura, Stojanovic elevou o nível na resposta e conseguiu de imediato o contra-break. A sérvia, contudo, continuou entre a espada e a parede e não conseguiu evitar que uma nova quebra de serviço por parte de Leylah Fernandez colocasse um ponto final no encontro. A tenista canadiana precisou de seis match points – e de 15 minutos a mais, devido a uma interrupção por problemas na iluminação – no jogo de serviço de Stojanovic, mas conseguiu fechar um encontro no qual disparou 33 winners (contra 30 da sérvia) e cometeu 45 erros não-forçados (Stojanovic fez 63).

O facto da eliminatória já estar resolvida leva a que não seja necessário realizar o segundo jogo de singulares agendado para este sábado, que iria opor Olga DanilovicRebecca Marino. Contudo, o encontro de pares vai ser jogado e as duas seleções apresentam alterações em relação ao que foram as duplas inicialmente escolhidas. A Sérvia vai apresentar Aleksandra KrunicIvana Jorovic – que substitui Olga Danilovic – e o Canadá vai colocar em court Carol Zhao e Rebecca Marino, que ocupa o lugar que era inicialmente de Sharon Fichman.

Total
0
Shares
Total
0
Share