Roménia 1-3 Itália: Cocciaretto sai por cima em maratona e fecha as contas

O dia tinha começado bem para a Roménia com a vitória de Elena Gabriela Ruse, que impediu a Itália de fechar a eliminatória logo no primeiro jogo deste sábado. Contudo, à segunda a seleção transalpina conseguiu mesmo confirmar a vitória final, às custas do triunfo individual de Elisabetta Cocciaretto.

A número 111 mundial, de 20 anos, prevaleceu numa maratona de duas horas e 42 minutos frente a Mihaela Buzarnescu (137.ª WTA). A experiente tenista romena, de 32 anos, deixou tudo o que tinha em court para tentar adiar a decisão para o encontro de pares, mas a transalpina acabou por ser mais feliz e venceu por 7-5 e 7-6[5].

O primeiro set manteve a incerteza no resultado até ao final. Cocciaretto conseguiu quebrar frequentemente o serviço a Buzarnescu, mas a romena teve sempre uma resposta para dar e manteve-se na discussão do parcial. A italiana chegou a servir a 5-3 para a conquista do set, mas Buzarnescu conseguiu o break e manteve-se na disputa. Contudo, quando servia para forçar o tiebreak, a romena cedeu à pressão e entregou o primeiro parcial à adversária.

A segunda partida foi bem mais contida no que a break points diz respeito, com as duas tenistas a encontrarem uma maior consistência. Ainda assim, Buzarnescu teve a oportunidade na mão e deixou que ela fugisse de imediato. A romena conseguiu o break para chegar ao 3-2, mas permitiu que a italiana conseguisse o contra-break. O set foi decidido no tiebreak, onde Cocciaretto abriu uma vantagem de 4-1. Buzarnescu ainda recuperou para 4-4, mas a reta final da italiana foi mais forte e esta acabou mesmo por converter o primeiro match point que surgiu.

A Itália garante um lugar na ronda de qualificação para a fase final da Billie Jean King Cup, em 2022. A Roménia, na estreia da capitã-jogadora Monica Niculescu, acaba por cair para o grupo regional.

Total
0
Shares
Total
0
Share