Foi até à última, mas a vaga na ronda de qualificação para a fase final da Billie Jean King Cup fica com a Polónia. A seleção polaca superiorizou-se ao Brasil por 3-2, numa eliminatória que só ficou decidida no encontro de pares.
Depois de Magdalena Frech e Carolina Meligeni Alves terem resgatado uma vitória para cada lado nos singulares jogados este sábado, a decisão ficou adiada para os pares. Tanto Frech como Meligeni Alves estiveram envolvidas também no último encontro, onde fizeram dupla com Katarzyna Kawa e Luísa Stefani, respetivamente. A dupla brasileira esteve muito perto de alcançar uma vitória histórica, mas permitiu a reviravolta das atletas da casa, que se superiorizaram em uma hora e 44 minutos com os parciais de 1-6, 6-2 e 6-4.
Os primeiros dois parciais foram dominadores por parte das duplas vencedoras, que precisaram de um terceiro set para serem separadas. No parcial decisivo, o equilíbrio foi palavra de ordem e qualquer erro parecia poder vir a ser fatal, tal como veio a acontecer. Frech e Kawa aproveitaram a oportunidade que surgiu no nono jogo, quebraram o serviço à dupla brasileira e ficaram a servir para a vitória no encontro e na eliminatória. Com um jogo em branco, a dupla polaca confirmou o triunfo.
Com uma vitória arrancada a ferros numa eliminatória decidida até ao último pormenor, a Polónia assegurou um lugar no apuramento para a fase final da Billie Jean King Cup. O Brasil, por outro lado, ficou perto de uma vitória histórica, mas vai mesmo disputar o grupo regional em 2022.