As seleções apuradas para a ronda de qualificação para a fase final da Billie Jean King Cup vão-se conhecendo a conta gotas. Depois de Ucrânia e Canadá, também a Letónia assegurou este sábado o apuramento logo no primeiro jogo do dia. A seleção letã partia com uma vantagem de 2-0 sobre a Índia e resolveu a questão logo no encontro de singulares que abriu a jornada.
A número um letã, Anastasija Sevastova (47.ª WTA), foi a escolhida pela seleção da casa para defrontar a número um indiana, Ankita Raina (174.ª WTA). Num jogo repleto de erros não-forçados (43 de Sevastova e 36 de Raina), a tenista da casa conseguiu ainda assim vencer de forma tranquila por 6-0 e 7-6[4], ao fim de uma hora e 33 minutos.
O primeiro set foi jogado de forma irrepreensível por Sevastova, que perdeu apenas cinco pontos ao serviço – dois foram duplas-faltas – e cometeu apenas oito erros, ao mesmo tempo que superou Raina no número de winners (7-2). As maiores dificuldades para a número 47 mundial surgiram no segundo parcial, onde Sevastova cometeu 35 erros não-forçados. A letã esteve por duas vezes com um break de atraso, eliminou dois set points quando serviu a 2-5 e ainda desperdiçou um match point a 6-5. No entanto, a tenista de 31 anos superiorizou-se no tiebreak e converteu o terceiro match point para carimbar o triunfo final da Letónia na eliminatória.
Latvia see off India!
Anastasija Sevastova fends off a valiant effort from Ankita Raina 6-0 7-6(4) to give 🇱🇻 an unassailable 3-0 lead#BJKCup pic.twitter.com/eyi2zgkkPK
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) April 17, 2021
A vitória de Anastasija Sevastova leva desde logo ao cancelamento do encontro entre Jelena Ostapenko e Karman Kaur Thandi, que iriam realizar o segundo encontro de singulares do dia se tal fosse necessário. Ainda assim, e apenas para cumprir calendário, o encontro de pares vai realizar-se e colocar um fim à eliminatória. As indianas Rutuja Bhosale e Zeel Desai vão fazer dupla para tentar garantir um ponto de honra frente a Patricija Spaka e Daniela Vismane.