Cuidado com ele: Rublev brilha e surpreende Nadal rumo às meias-finais em Monte Carlo

Costuma dizer-se que o melhor fica para o fim e o prato mais apetitoso do dia em Monte Carlo foi aquele que fechou a jornada. O que muitos não esperavam era que o doce sabor da vitória fosse para o russo Andrey Rublev, que arrasou o maiorquino Rafael Nadal por 6-2, 4-6 e 6-2 e carimbou o passaporte para as meias-finais.

Em busca da 74.ª vitória no Principado para dar mais um passo rumo ao 12.º título, Nadal acabou por esbarrar num Rublev que em vários momentos roçou a perfeição. O russo aproveitou muito bem os problemas de Nadal com o serviço durante o primeiro set e grande parte do segundo – Nadal cometeu sete duplas faltas e venceu apenas 13 pontos com o segundo ‘saque’ durante os primeiros dois parciais – para ir castigando com fortes respostas.

Rublev entrou muito bem na partida e fez o primeiro break logo no jogo inaugural. Nadal não se deixou abalar e tudo parecia dentro da normalidade quando o maiorquino devolveu a quebra de serviço no quarto jogo. Contudo, Rublev meteu de imediato uma velocidade acima e venceu os quatro jogos seguintes para fechar o parcial.

Se ainda não existissem razões para preocupação do lado de Nadal, tudo mudou quando Rublev voltou a utilizar o jogo inaugural do parcial para quebrar o serviço do canhoto de Manacor. Nadal teve as suas chances para reentrar na discussão do parcial, mas não conseguiu aproveitar o break point que teve no quarto jogo nem nenhum dos quatro que teve no sexto. Pelo meio, foi confirmando os jogos de serviço sempre com muito esforço, mas tudo parecia encaminhado para Rublev sair por cima. No entanto, nunca se pode colocar Nadal fora da jogada quando o piso é terra batida e o maiorquino aproveitou uma nesga de espaço que lhe foi concedido por Rublev para dar a volta ao texto e vencer um segundo set em que o russo chegou a estar a um ponto de fazer o duplo break e avançar para o 4-1.

Já com a noite a chegar ao Principado, as luzes ligaram-se para dar ainda mais brilho a um terceiro set imaculado de Rublev. Os dois jogadores trocaram breaks nos primeiros dois jogos, mas o russo disparou depois no marcador, quebrou o serviço de Nadal por mais duas vezes e alcançou o 5-1. O maiorquino ainda se desviou da primeira “bala” com um dos jogos de serviço mais tranquilos do encontro e reduziu para 5-2 de maneira a obrigar Rublev a servir para a vitória. O 15-30 a favor de Nadal gerou momentos de tensão, mas Rublev contou com o primeiro serviço para dar a volta à situação e acabou a festejar de joelhos, na sequência do último winner de direita que lhe permitiu chegar a uma das maiores vitórias da carreira.

O tenista russo – que chegou, no mínimo, aos quartos de final em todos os torneios que jogou em 2021 – segue para as meias-finais e para um duelo com o norueguês Casper Ruud, outra das grandes figuras da prova e que colocou um ponto final na campanha do campeão em título, Fabio Fognini. 

Total
0
Shares
Total
0
Share