OEIRAS — No duelo mais aguardado do dia, Elizabet Hamaliy (1248.ª WTA) derrotou Ana Filipa Santos (1191.ª) para agarrar uma das vagas na segunda ronda do quadro principal de singulares do Oeiras Ladies Open, o torneio internacional feminino mais importante a acontecer em Portugal desde 2019.
Habituadas a estar frente a frente, as duas jogadoras acusaram o nervosismo da ocasião, mas no final acabou por ser Elizabet Hamaliy — tenista que vive em Portugal há vários anos e aguarda pela conclusão do processo de nacionalização — a sorrir por último, ao vencer por 7-6(1) e 6-3 depois de 2h15.
Num encontro longo, Hamaliy recuperou de dois breaks de desvantagem na primeira partida e conseguiu consumar a reviravolta no tie-break, mas Ana Filipa Santos não se deu por vencida e, no reatar do encontro, voltou a agarrar a liderança por um break na segunda partida. No entanto, a vantagem voltou a revelar-se insuficiente para a tenista de Santiago do Cacém se manter na frente, e uma vez mais foi Hamaliy quem, com persistência, deu a volta à situação para carimbar a vitória mais importante da carreira no circuito internacional.
Apurada para a segunda ronda do Oeiras Ladies Open, Elizabet Hamaliy já sabe que vai defrontar a eslovaca Rebecca Sramkova, 10.ª cabeça de série e número 196 mundial.