Carreño Busta chega às 200 vitórias no circuito ATP e ergue troféu em Marbella

O espanhol Pablo Carreño Busta, número 15 mundial e uma das caras que vão estar no Millennium Estoril Open esta temporada, conquistou este domingo o ATP 250 de Marbella. O tenista de 29 anos venceu pela primeira vez um torneio no país natal, ao derrotar o compatriota Jaume Munar, 95.º classificado no ranking ATP, por 6-1, 2-6 e 6-4.

Carreño Busta, que conseguiu a vitória número 200 no circuito, chegava a esta final como o tenista mais experiente em grandes momentos, já com sete finais ATP no currículo e quatro troféus conquistados. Munar, por outro lado, disputava em Marbella a primeira final no circuito principal e depois de ter andado várias semanas pelo circuito Challenger. Ainda assim, o jovem de 23 anos vinha a atravessar um bom momento, com três finais em terra batida no circuito Challenger em 2021, das quais venceu uma.

A partida arrancou com o mais experiente dos dois a disparar de todos os lados. Carreño Busta realizou um parcial praticamente irrepreensível e precisou de apenas 35 minutos para se adiantar no marcador. Munar ainda conseguiu evitar o “pneu”, mas até para isso teve de eliminar três break points primeiro.

O jovem natural de Maiorca não se encolheu perante o set arrasador do adversário e elaborou uma resposta à altura na segunda partida. Depois de ter espreitado o break logo no segundo jogo, Munar acabou mesmo por assumir as rédeas do encontro a partir do 2-2. O menor cotado venceu os quatro jogos seguintes, com duas quebras do serviço de Carreño Busta pelo meio, e igualou a final.

O que parecia poder ser uma final relativamente tranquila para Carreño Busta após o primeiro set, deixou rapidamente de o ser e o terceiro parcial foi muito bem disputado de parte a parte. Resiliente, Carreño Busta não desarmou enquanto não levou a sua avante e acabou por ser feliz. Com o parcial em 4-4, Munar batalhou para evitar a quebra de serviço, mas não conseguiu evitar um erro provocado por uma resposta de esquerda muito profunda de Carreño Busta, que converteu o sétimo break point de que dispôs naquele jogo (teve um total de 17 durante todo o encontro) e serviu de seguida com sucesso para o triunfo.

Naquela que foi a primeira final em torneios ATP disputada entre tenistas espanhóis desde fevereiro de 2018, quando Roberto Carballes Baena bateu Albert Ramos em Quito, Carreño Busta foi mais feliz e é agora detentor de cinco títulos na categoria principal. O tenista natural de Gijón não vencia um troféu desde 2019, quando se sagrou campeão em Chengdu, e vai tirar proveito deste resultado para subir ao 12.º lugar do ranking mundial na próxima atualização. Jaume Munar, que tem dado primazia à terra batida na presente temporada e tem conseguido voltar aos bons resultados, tem prevista a subida de 14 lugares e o aproximar da reentrada no top 80 mundial, já que deverá ocupar o 81.º posto na próxima segunda-feira, a apenas 15 pontos ATP de Pablo Andujar.

Total
0
Shares
Total
0
Share