Nuno Borges afasta fantasmas e derrota segundo cabeça de série no Oeiras Open

Sara Falcão/FPT

OEIRAS — Uma semana depois de ter ficado perto de uma das melhores vitórias da carreira, Nuno Borges aprimorou a receita e estreou-se no segundo Oeiras Open com um triunfo frente a um dos principais cabeças de série.

Novamente convidado para o quadro principal, o tenista maiato de 23 anos (378.º ATP) voltou a apresentar-se a um bom nível e desta vez conseguiu sair do court a celebrar, ao derrotar o francês Enzo Couacaud, segundo cabeça de série e número 186 mundial, por 6-3 e 6-4.

Com uma exibição praticamente perfeita e apoiada num ténis muito variado, com destaque para vários amorties muito bem sucedidos, Borges foi o único a dispor de pontos de break na primeira partida e aproveitou um deles (ao 3-2) para ganhar a vantagem necessária. O segundo set foi bem mais disputado de parte a parte, de tal forma que apenas em três jogos (todos no serviço do português) é que não se verificaram pontos de break. E apesar de uma maior réplica de Couacaud, que este ano já venceu um Challenger (em Las Palmas, nas Canárias), foi Borges quem conseguiu colocar sempre o adversário sobre pressão até ao momento em que carimbou a vitória.

O triunfo desta segunda-feira foi o terceiro da carreira de Nuno Borges em quadros principais de torneios Challenger, depois de Maia, em 2019, e Lisboa, em 2020. Em termos de ranking, tratou-se do melhor triunfo logo a seguir ao que somou no Lisboa Belém Open, contra o então número 113 mundial Damir Dzumhur.

Para chegar aos quartos de final de um torneio deste circuito pela primeira vez, o jovem português terá de passar pelo vencedor do encontro entre o checo Jonas Forejtek (vencedor do US Open de júniores em 2019) e o qualifier Raul Brancaccio.

Para além de Nuno Borges, também vão a jogo no quadro principal de singulares do segundo Oeiras Open os portugueses Gonçalo Oliveira, Gastão Elias, Tiago Cação e Pedro Araújo — todos com estreia marcada para a jornada de terça-feira.

Total
0
Shares
Total
0
Share