Do céu ao inferno: Zverev desperdiça vantagem e perde na estreia em Miami

O alemão Alexander Zverev parecia estar bem encaminhado para uma estreia vitoriosa na jornada desta sexta-feira do Miami Open, mas foi do céu ao inferno muito rapidamente. Depois de ter ganho o primeiro set em apenas 37 minutos, o terceiro cabeça de série do Masters 1000 norte-americano acabou por permitir a reviravolta a Emil Ruusuvuori (83.º ATP) e foi derrotado por 1-6, 6-3 e 6-1, num encontro que teve duas horas e cinco minutos de duração.

O encontro parecia totalmente controlado por Zverev, que dominou a partir do fundo do court durante toda a primeira partida e assistiu a um festival de erros não-forçados de Ruusuvuori, que não conseguiu igualar a potência do alemão a partir da linha de fundo. No entanto, a mudança tática do jovem finlandês, que está a jogar em Miami pela primeira vez, acabou por surtir efeito. Ruusuvuori aumentou a agressividade, começou a bater mais cedo na bola e introduziu variações no seu jogo com subidas frequentes à rede. Estas alterações apanharam Zverev completamente desprevenido e o alemão não conseguiu evitar que Ruusuvuori criasse 15 oportunidades para lhe quebrar o serviço durante a segunda partida, das quais converteu quatro.

De um momento para o outro, Ruusuvuori assumiu por completo as rédeas do encontro e Zverev continuou sem conseguir encontrar um antídoto para as variações do adversário. Depois de ambos trocarem jogos nos primeiros instantes do terceiro set, o finlandês de 21 anos arrancou para uma série de cinco jogos consecutivos que o fez alcançar a primeira vitória do ano contra tenistas do top 10 (a segunda da carreira, depois de ter derrotado Dominic Thiem na Taça Davis, em 2019).

Emil Ruusuvuori está agora pela segunda vez na carreira na terceira ronda de um Masters 1000, depois de ter derrotado Carlos Alcaraz antes de conseguir esta sexta-feira uma das maiores vitórias da carreira. No caminho do finlandês segue-se o sueco Mikael Ymer (95.º), que surpreendeu Nikoloz Basilashvili (38.º) com os parciais de 6-3, 4-6 e 6-4.

Total
0
Shares
Total
0
Share