Francisca Jorge afastada na primeira ronda em Le Havre

Associação de Ténis do Porto

A portuguesa Francisca Jorge entrou com o pé esquerdo em Le Havre e foi esta terça-feira derrotada na primeira ronda do quadro de singulares. A tenista lusa fica agora apenas em competição na variante de pares, onde defende o estatuto de segunda cabeça de série.

A atleta natural de Guimarães entrava como teórica favorita para a primeira ronda, com o 464.º lugar no ranking WTA a conferir-lhe o estatuto de sexta cabeça de série no ITF de 15 mil dólares francês. No entanto, ‘Kika’ não conseguiu fazer valer o estatuto e acabou surpreendida pela jovem Celia Belle Mohr, de 18 anos, que ocupa o 1176.º posto na hierarquia. A francesa venceu por 6-4 e 7-5.

Francisca Jorge teve um arranque para esquecer. A vimaranense foi quebrada muito cedo, esteve a perder por 3-0 e teve de eliminar um break point para impedir o 4-0. A jovem gaulesa chegou de seguida ao 4-1 e foi a partir daí que a portuguesa esboçou uma resposta. Francisca Jorge venceu três jogos consecutivos para igualar o parcial a quatro e deixou escapar dois break points que lhe teriam permitido servir para fechar o set. Com muito esforço, Mohr confirmou o jogo de serviço e acabou ela por quebrar o “saque” à número um portuguesa logo de seguida, de forma a fechar a primeira partida.

O segundo set teve uma história muito diferente. Desta feita, Francisca Jorge entrou muito forte e quebrou o serviço a Mohr por duas vezes consecutivas para chegar ao 3-0. A vimaranense deixou escapar o primeiro break de vantagem quando servia para 4-0 e Mohr reduziu a diferença, mas Jorge venceu o jogo de serviço seguinte e chegou ao 4-2. Com o set a aproximar-se do final, a tenista portuguesa acabou por claudicar e perdeu o segundo break ao oitavo jogo, com a francesa a empatar o parcial (4-4). As duas foram depois trocando jogos de serviço até que Mohr se adiantou por 6-5 e colocou Francisca Jorge a servir para se manter no encontro. A vimaranense ainda eliminou um primeiro match point a 30-40, mas acabou por cair perante a segunda oportunidade que Mohr descobriu e aproveitou.

Com o afastamento na vertente de singulares, Francisca Jorge joga tudo o que resta desta semana no quadro de pares. A número um portuguesa faz dupla com a italiana Camilla Rosatello e as duas defendem o estatuto de segundas melhores cotadas, pelo que beneficiam de um bye na primeira ronda e só entram em competição nos quartos de final.

Total
0
Shares
Total
0
Share