Gasparyan e Kasatkina são as últimas sobreviventes em São Petersburgo

A final do WTA 500 de São Petersburgo ficou definida este sábado com a conclusão das meias-finais. Margarita Gasparyan (126.ª WTA) e Daria Kasatkina (61.ª) venceram os respetivos compromissos e garantiram a presença numa final que já se sabia que ia ser 100% russa.

No primeiro jogo do dia, Margarita Gasparyan garantiu a primeira presença em finais a este nível. A tenista de 26 anos impôs-se à veterana Vera Zvonareva (145.ª), antiga número dois mundial, com os parciais de 6-3 e 7-6(9). Gasparyan, que perdeu apenas um set até ao momento na prova (na primeira ronda frente a Kristina Mladenovic), não conseguiu apresentar um primeiro serviço tão forte quanto o de Zvonareva, mas marcou a diferença com a segunda bola e com o aproveitamento dos break points. A tenista russa converteu seis dos 11 break points que teve a favor e eliminou cinco dos nove que enfrentou para vencer um confronto que terminou em contornos dramáticos: Zvonareva desperdiçou quatro set points no tiebreak do segundo set e Gasparyan, depois de também ter perdido um match point pelo meio, converteu o segundo que surgiu.

Do outro lado da rede no domingo vai estar Daria Kasatkina. A número 61 mundial aplicou perante Svetlana Kuznetsova (39.ª) a mesma receita que tinha aplicado na eliminatória anterior. Depois de um primeiro set muito pouco conseguido, Kasatkina arrancou para dois parciais irrepreensíveis e fechou o encontro em uma hora e 41 minutos, com os parciais de 1-6, 6-0 e 6-2. A tenista de 23 anos foi superior a Kuznetsova em todos os aspetos estatísticos relevantes, tendo ganho mais pontos com o serviço e na resposta, ao mesmo tempo que revelou um melhor aproveitamento dos break points.

Este domingo, Margarita Gasparyan e Daria Kasatkina vão disputar o troféu no país natal. Para Gasparyan trata-se da estreia em finais em torneios deste calibre, ao passo que para Kasatkina é a sétima final da carreira e a possibilidade de se tornar na primeira tenista em 2021 a vencer mais do que um torneio. No que toca ao confronto direto, as duas tenistas vão ter o primeiro encontro entre si, já que nunca se defrontaram previamente.

Total
0
Shares
Total
0
Share