Musetti vai às meias-finais em Acapulco e garante entrada no top 100

O italiano Lorenzo Musetti continua a escrever páginas de história na sua ainda curta carreira e assegurou esta quinta-feira a estreia em meias-finais de torneios da categoria ATP 500. Em Acapulco, Musetti precisou de sete match points para afastar o ex-número três mundial e campeão da edição de 2014, Grigor Dimitrov, mas fê-lo em sets diretos com parciais de 6-4 e 7-6(3).

Aos 19 anos de idade e a disputar apenas o 11.º encontro no ATP Tour, Musetti superou o cansaço acumulado de três vitórias na fase de qualificação e de dois encontros resolvidos em três sets para chegar até esta fase. O transalpino mostrou muita energia e compostura para afastar o búlgaro com uma exibição muito madura.

A entrada fulgurante de Musetti valeu ao jovem da #NextGen uma vantagem madrugadora de 4-1 (que podia ter sido de 5-0 se este tivesse convertido um dos três break points no segundo jogo), mas Dimitrov conseguiu esboçar uma reação e igualar o parcial a quatro jogos. Musetti manteve-se firme e voltou a passar para a frente com o jogo de serviço, colocando a pressão do outro lado da rede. A servir para se manter no set, Dimitrov viu o adversário chegar ao primeiro set point a 30-40, mas conseguiu forçar as vantagens. Contudo, um segundo set point apareceu a favor de Musetti e o italiano agarrou a oportunidade para se colocar a um set das meias-finais.

O drama ficou todo reservado para o segundo parcial. Dimitrov foi o primeiro a chegar ao break e adiantou-se por 3-2, mas Musetti fez o contra break de imediato e tudo permaneceu igual. A história da primeira partida esteve perto de se repetir, com Dimitrov a acusar a pressão de servir a 5-4 para se manter no parcial. Musetti chegou ao 0-40, viu o búlgaro eliminar os três match points e ainda desperdiçou uma quarta chance nas vantagens, antes do número 16 mundial conseguir fechar o jogo e manter-se na discussão da partida. Pouco depois, Dimitrov teve de voltar ao serviço para forçar o tiebreak e um quinto match point para Musetti apareceu, mas o búlgaro voltou a sair por cima. No desempate, o tenista de 29 anos chegou a liderar por 2-1, mas Musetti venceu cinco pontos de rajada e encontrou o sexto match point. A liderar por 6-2, o italiano perdeu o ponto ao serviço, mas não deixou escapar a vantagem e fechou o encontro no serviço de Dimitrov e à sétima oportunidade.

A vitória desta quinta-feira garante desde logo que Lorenzo Musetti se vai estrear no top 100 mundial na próxima atualização do ranking. O jovem italiano é nesta altura o virtual 94.º classificado da hierarquia e pode vir a saltar para os 80 melhores do Mundo caso vença o confronto com Stefanos Tsitsipas (5.º) nas meias-finais.

ATP 500 de Acapulco
Resultados de quinta-feira

Quartos de final:
[2] Alexander Zverev d. [8] Casper Ruud, w.o.
Dominik Koepfer d. Cameron Norrie, 7-5 e 6-4
[1] Stefanos Tsitsipas d. [7] Felix Auger-Aliassime, 7-5, 4-6 e 6-3
[Q] Lorenzo Musetti d. [5] Grigor Dimitrov, 6-4 e 7-6(3)

Total
0
Shares
Total
0
Share