Musetti deslumbra rumo à segunda ronda de Acapulco

Afastou Frederico Silva na última ronda da fase de qualificação e agora estreou-se no quadro principal com a primeira vitória da carreira sobre um tenista do top 10. O italiano Lorenzo Musetti (120.º ATP) deslumbrou na estreia no quadro do ATP 500 de Acapulco e bateu o pé ao terceiro cabeça de série, Diego Schwartzman (9.º). O transalpino venceu por 6-3, 2-6 e 6-4 e assegurou um lugar na segunda ronda.

Com um vasto leque de argumentos, Musetti foi capaz de encher o court. O italiano conseguiu jogar de forma agressiva, conseguiu mudar o ritmo de jogo em várias ocasiões e colocou a habitual mestria em várias pancadas. Schwartzman até conseguiu ser o primeiro a chegar ao break no encontro, mas Musetti respondeu com categoria: o italiano venceu os quatro jogos seguintes e transformou a desvantagem de 2-3 numa vitória no set por 6-3.

Diego Schwartzman deu a resposta na segunda partida. ‘El Peque’ subiu o nível do seu jogo, não enfrentou qualquer break point e quebrou o serviço a Musetti por duas vezes para forçar uma terceira partida. Na grande decisão, o italiano voltou a assumir as rédeas do encontro e abriu rapidamente uma vantagem de 4-0, com um duplo break de avanço. Já depois de eliminar dois break points para chegar ao 5-1, Musetti teve os primeiros três match points no jogo de serviço de Schwartzman, mas não conseguiu fechar o encontro.

De volta ao serviço, o jovem italiano chegou ao quarto match point, mas voltou a vacilar e acabou mesmo por perder o jogo de serviço. Schwartzman jogou os pontos importantes na reta final do encontro com cautela, forçando erros no jogo de Musetti para regressar à discussão do encontro. Depois do break, o argentino confirmou o jogo de serviço seguinte e colocou toda a pressão do lado do italiano, que ia servir pela segunda vez para vencer o encontro e já havia desperdiçado quatro match points. Schwartzman abriu uma vantagem de 0-30 e a recuperação no marcador parecia estar a caminho, mas Musetti venceu três pontos consecutivos e chegou ao quinto match point. Uma vez mais, o italiano não capitalizou e o jogo seguiu para as vantagens. Musetti voltou a puxar a vantagem para o seu lado e alcançou o sexto match point, que acabou por finalmente converter.

A cada vitória, Lorenzo Musetti aproxima-se mais um pouco da estreia no top 100 mundial. Nesta altura, o italiano é o 114.º colocado no ranking virtual, o que seria um novo máximo de carreira. O próximo adversário do tenista da #NextGen é o norte-americano Frances Tiafoe (56.º). Os dois nunca se encontraram no circuito ATP, mas mediram forças duas vezes em 2020, com uma vitória para cada lado.

ATP 500 de Acapulco
Resultados de terça-feira

Ronda 1:
Frances Tiafoe d. [Q] Brandon Nakashima, 6-4, 6-7(5) e 7-6(5)
Cameron Norrie d. [Q] Stefan Kozlov, 6-3 e 6-3
Miomir Kecmanovic d. Feliciano López, 6-4 e 6-4
[Q] Tallon Griekspoor d. [LL] Denis Kudla, 7-6(4), 4-6 e 6-3
[8] Casper Ruud d. [SE] Daniel Elahi Galán, 6-4 e 6-1
[6] Fabio Fognini d. Stefano Travaglia, 7-5 e 6-2
[5] Grigor Dimitrov d. Adrian Mannarino, 6-4 e 3-0 ret.
[4] Milos Raonic d. Tommy Paul, 7-6(6) e 6-4
[Q] Lorenzo Musetti d. [3] Diego Schwartzman, 6-3, 2-6 e 6-4
[1] Stefanos Tsitsipas d. Benoit Paire, 6-3 e 6-1

Total
0
Shares
Total
0
Share