Herbert opera reviravolta e coloca fim à campanha de Tsitsipas

O ATP 250 de Marselha vai ter um tenista da casa na grande final. A garantia foi dada pela vitória de Pierre-Hugues Herbert (93.º ATP) sobre Stefanos Tsitsipas (5.º). Esta sexta-feira, o tenista gaulês operou a reviravolta frente ao grego e colocou um ponto final na possibilidade de Tsitsipas conseguir um terceiro troféu consecutivo na cidade francesa. Herbert venceu com os parciais de 6-7(6), 6-4 e 6-2.

O tenista francês, que nunca tinha derrotado um tenista do top 5 anteriormente, fez uso do seu apurado serviço para atingir a sua primeira meia-final desde junho de 2019. Herbert venceu 79% dos pontos jogados com o primeiro serviço e operou a reviravolta para colocar um ponto final numa série de nove vitórias consecutivas de Tsitsipas em Marselha.

O tenista grego liderou o primeiro set praticamente de início a fim, fruto de um break madrugador, mas perdeu a vantagem quando servia para fechar o parcial. Ainda assim, Tsitsipas conseguiu adiantar-se no marcador com a vitória no tiebreak e deu o primeiro passo rumo à vitória. O encontro acabou, no entanto, por mudar de rumo e Herbert iniciou a reviravolta ao capitalizar no único break point do segundo set para se colocar a servir a 5-4 para igualar o marcador. O francês confirmou a vitória na segunda partida com um jogo em branco e forçou um decisivo set.

O início do terceiro set parecia prometedor para Herbert, que quebrou o serviço a Tsitsipas logo no primeiro jogo. O helénico respondeu na mesma moeda e fez o contra break, mas nunca conseguiu recuperar totalmente o controlo da partida e acabou por perder os últimos cinco jogos de forma consecutiva.

De regresso a umas meias-finais pela primeira vez desde Halle, em 2019, Pierre-Hugues Herbert vai defrontar o compatriota Ugo Humbert (31.º), pelo que está então assegurada a presença de um gaulês na grande decisão. Os dois nunca se defrontaram no circuito ATP, mas já se encontraram anteriormente em duas ocasiões e Humbert venceu ambos os encontros.

ATP 250 de Marselha
Resultados de sexta-feira

Quartos de final:
[4] Ugo Humbert d. [Q] Arthur Rinderknech, 4-6, 7-5 e 7-6(4)
[Q] Matthew Ebden d. [3] Karen Khachanov, 4-6, 6-4 e 6-2
[1] Daniil Medvedev d. [5] Jannik Sinner, 6-2 e 6-4
Pierre-Hugues Herbert d. [2] Stefanos Tsitsipas, 6-7(6), 6-4 e 6-2

Total
0
Shares
Total
0
Share