Thiem sobrevive a Karatsev e avança em Doha

O austríaco Dominic Thiem estreou-se esta quarta-feira no ATP 250 de Doha, no qual é o primeiro cabeça de série. Depois de ter beneficiado de um bye na ronda inaugural, o número quatro mundial venceu o russo Aslan Karatsev (45.º ATP) em três sets, com os parciais de 6-7(5), 6-3 e 6-2, e apurou-se para os quartos de final do evento qatari.

Apesar de nunca se terem defrontado anteriormente em encontros oficiais, Thiem afirmou após o encontro que Karatsev não era totalmente desconhecido. “Jogámos em juniores há dez ou 11 anos, e também treinámos em Viena, por isso ele não era totalmente novo para mim”, afirmou o austríaco.

O primeiro set desenrolou-se a bom nível e sem sequer haver espaço para qualquer break point, pelo que só o tiebreak pôde separar os dois atletas. Thiem parecia bem encaminhado para fechar o set, ao adiantar-se por 5-2, mas Karatsev acabou por vencer cinco pontos de forma consecutiva e dar o primeiro golpe no marcador.

A reação do melhor cotado foi instantânea e Thiem quebrou o serviço a Karatsev logo no segundo jogo do parcial seguinte. Essa vantagem, de resto, perdurou até ao final do set, ainda que Karatsev tenha tido dois break points quando Thiem servia a 4-2. Apoiado no seu potente primeiro serviço, que lhe valeu nove ases e 83% de pontos ganhos com a pancada, Thiem não voltou a perder o controlo do encontro. O tenista de 27 anos quebrou o serviço a Karatsev logo no primeiro jogo da terceira partida e chegou a um segundo break a meio do parcial, que lhe permitiu adquirir uma vantagem confortável e da qual Karatsev não conseguiu recuperar.

No caminho de Dominic Thiem em Doha segue-se o espanhol Roberto Bautista Agut (13.º), quinto cabeça de série e campeão do torneio em 2019. O confronto direto é favorável a Bautista Agut, que venceu três dos quatro encontros entre ambos. Na época de 2015, o espanhol de 32 anos conquistou as três vitórias que ainda hoje possui sobre Thiem, que venceu o último encontro entre ambos, nas meias-finais em São Petersburgo na época de 2018.

ATP 250 de Doha
Resultados de quarta-feira

Ronda 2:
Nikoloz Basilashvili d. [WC] Malek Jaziri, 6-2 e 6-2
Taylor Fritz d. [6] David Goffin, 6-1, 5-7 e 7-6(9)
[5] Roberto Bautista Agut d. Alexander Bublik, 6-4 e 6-3
[4] Denis Shapovalov d. Vasek Pospisil, 7-5 e 6-4
[3] Andrey Rublev d. Richard Gasquet, w.o.
[2] Roger Federer d. Daniel Evans, 7-6(8), 3-6 e 7-5
[1] Dominic Thiem d. [WC] Aslan Karatsev, 6-7(5), 6-3 e 6-2
Marton Fucsovics d. [Q] Lloyd Harris, 4-6, 7-6(5) e 6-2

Total
1
Shares
Total
1
Share